Hoje é o último dia de vacinação, segundo calendário divulgado pelo município
Em Campo Grande hoje (13) é último dia de vacinação previsto no calendário divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Idosos entre 80 e 89 anos poderão se vacinar em 18 unidades de saúde e também no drive-thru, montado no parque Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho.
A abertura desses locais é uma forma de tentar uma “repescagem” desse público que, por algum motivo, não conseguiu ir às unidades de saúde vacinar. “A maioria dessas pessoas dependem dos filhos, por exemplo, para levá-los para tomar a dose, e eles estão trabalhando durante a semana. Assim a gente oportuniza a imunização em um horário em que essas pessoas que levarão os idosos estarão livres”, comenta o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.

A vacinação começou às 8h nas unidades de saúde, estando disponíveis para todo o público entre 80 e 89 anos de idade, sem a necessidade de agendamento. Da mesma forma é possível realizar a vacinação no drive-thru, que funciona das 7h30 às 17h30, sem intervalo para almoço; nessa segunda plataforma é necessário que o paciente tenha realizado o cadastro de identificação prévia na página na internet.
Mesmo não sendo obrigatória a identificação prévia, quando é feito o atendimento na unidade de saúde, o cadastramento agiliza a vacinação nesses locais, evitando filas e reduzindo o tempo de espera. Para atualização dos dados, é necessário entrar no site vacina.campogrande.ms.gov.br.

Leonedes Kestering, de 87 anos, foi levado nessa manhã pela filha ao Drive, e não escondia a ansiedade pela vacinação. “Nós ficamos 11 meses na fazenda, não voltamos para a cidade até agora, tudo isso para se proteger do vírus”, confessa logo após tomar a primeira dose.
Confira as unidade de saúde

Vacinação
Até essa sexta-feira, aproximadamente 30 mil pessoas, entre idosos com mais de 80 anos, trabalhadores da saúde, acamados e pessoas institucionalizadas haviam tomado a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A segunda dose já começou a ser aplicada em quem trabalha na saúde e nos moradores de instituições e asilos na última quarta-feira (10).
A prefeitura elaborou um calendário de vacinação, levando em consideração o quantitativo de doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, dividindo o grupo prioritário de acordo com as faixas etárias. “A abertura de novos públicos, depende do recebimento de mais doses. Como ainda não temos essa previsão, nossa atenção é voltada para quem já tomou a primeira dose e não pode perder o prazo da segunda”, explica o secretário.




















