Internautas se mostram contrários a mudança da história de Dourados

822

29/11/2016 13h00

Internautas se mostram contrários a mudança da história de Dourados

Ddos News

Uma polêmica toma a cidade de Dourados após a entrega de um documento as autoridades que sugere a alteração em vários itens da história do município, entre esses: a data de aniversário e a retirada da frase “Terra de Antonio João” do brasão.

A proposição realizada pela Comissão de Revisão Histórica de Dourados tem gerado vários debates e entre os leitores do Dourados News a opinião da maioria é que tais mudanças não devem ocorrer. Conforme a enquete proposta pelo portal, 63.86% dos internautas se posicionam contra a mudança, sendo que 36.14% a favor.

Conforme relatórios apresentados pelos membros da comissão com base em veiculações em jornais em meados de 1950 e de pesquisas, a emancipação do município teria data em janeiro e não em 20 de dezembro como é comemorada há anos.

O documento afirma que a data foi instituída após a apresentação do projeto de lei pelo vereador Aguiar Ferreira de Souza no ano de 1953 e que desde aquela época é questionada por pioneiros da cidade.

Quanto a frase do brasão estampado na bandeira do município, a contestação é que o tenente Antonio João, não teria sido morto e nem ao menos nascido em Dourados. Segundo texto, “Este evento histórico da Guerra do Paraguai, do ato heroico de Antônio João, fato conhecido em todo o Brasil, não ocorreu na cidade atual de Dourados, na realidade foi na atual cidade de Antônio João”.

No relatório, há ainda contestações a situações como o fato de Marcelino Pires ter doado terras para o povoado douradense, o que os membros apontam como inverídico pela falta de provas oficiais e ainda quanto a criação da Paróquia de Dourados que conforme o relato não teria sido criada em 1900.

As solicitações de correções na história da cidade, causa opiniões divergentes até na própria comissão. Após a entrega das reivindicações de mudanças ao prefeito Murilo Zautih, outro grupo dos membros da comissão entregou um documento em que se posicionava contra as mesmas entenda aqui. A Comissão foi criada em 16 de maio de 2013 para debater dados históricos de Dourados.

Praça leva o nome do polêmico guerreiro e tem estátua em homenagem a Antonio João - Foto: Gizele Almeida