No Dia Internacional da Mulher, o site Enfoque MS reuniu três histórias ímpares para inspirar e parabenizar as mulheres
O bebê, Otávio César não podia ter escolhido um dia mais especial para vir ao mundo. Hoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, ele chegou para presentear de amor sua mãe Janaina Gonçalves. Terceiro filho da família, Otávio já nasce empoderado, vindo de uma mulher forte, empreendedora na área da estética e que venceu a ansiedade em decorrência da pandemia.
Pesando 3.095 kilos de pura saúde, Otávio nasceu às 5h03, de parto normal, no Hospital da Santa Casa em Campo Grande. “Nasceu num dia muito especial” declara a mãe, Janaína Gonçalves, que com alegria ainda revela “Eu me sinto completa. Com a chegada do Otávio eu passei a entender que tudo é no tempo de Deus e que os planos do criador são prefeitos”.

Do Rio de Janeiro para Campo Grande
A carioca,Talita Palagar, escolheu a Capital de Mato Grosso do Sul para viver e também empreender. Dedicando-se a “Missão Divina”, como assim ela descreve, de fotografar famílias sul-mato-grossenses.
“Empreender para mulheres e suas famílias é poder, de alguma maneira, contribuir positivamente para a vida delas. Fotografar suas conquistas familiares, pessoais ou profissionais e poder assistir o brilho nos olhos delas vendo o resultado é maravilhoso!
Louvo a Deus por esse dom e por essa oportunidade” declara Talita.

O estúdio de Talita além de acolhedor, é o único que utiliza a papelaria criativa para composição de novos cenários. Além disso, ela sempre busca o cooperativismo entre mulheres para impulsionar o empreendedorismo feminino e materno.
Lugar de mulher é onde ela quiser!
Mulher na construção cívil é realidade em Mato Grosso do Sul. Esse é o caso da pioneira Ellen Priscilla, proprietária da Ecosolo MS, fábrica de tijolos ecológicos.
Ellen conta que resolveu empreender, após construir sua casa em Corguinho, com as próprias mãos. Tanto que até os tijolos foram fabricados por ela.
“Inicialmente eu pesquisei como poderia construir sozinha de maneira mais em conta. Foi então que conheci o tijolo ecológico. Comprei o maquinário e coloquei a mão na massa” relembra.
Mas, a máquina comprada por Ellen fazia tijolos um tanto menores quanto o planejado. Por isso ao invés de 4 mil tijolos que seriam necessários para construir sua casa, Ellen precisou produzir 6 mil tijolos.
Depois de ver seu feito pronto, ela empoderou-se e resolveu investir nessa área. Vendeu a máquina que tinha e comprou outra maior. Ellen foi em outro Estado buscar o equipamento com o peso aproximado de 200 kilos.
Atualmente, Ellen gerência a empresa Ecosolo Tijolos Ecológicos junto com sua mãe, Dalma. Ela conta que até tentou contratar homens para trabalharem na produção dos tijolos, porém não deram certo.
“Somos detalhistas e não encontramos nenhum homem que tivesse essa atenção, esse cuidado na produção dos tijolos ecológicos.
Por fim, Elle destaca que o preconceito das mulheres na área de construção civil ainda e uma realidade. Mas, que isso não deve ser encarado como um limitador e sim como um motivo a mais para lutar e acreditar no potencial das mulheres.
“Muitos acham que a mulher não vai conseguir fazer um trabalho de qualidade. Eu acredito muito no poder da mulher, tudo o que sempre quis me entreguei de corpo e alma. Independentemente se era pesado ou não, sempre trabalhei tanto quanto os homens. Por isso, no dia da mulher quero dizer para que não abaixem a cabeça e corram atrás de seus objetivos. Só quem pode limitar nosso sonhos, somos nós mesmas” finaliza Ellen Priscilla .























