32.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 12 de setembro, 2025
spot_img

Além de HR, Santa Casa e HU estão com 100% da capacidade nas UTI’s de Covid-19

Hospitais tem 26 leitos de UTI para pacientes com o novo coronavírus

Além do Hospital Regional Rosa Pedrossian (HRMS), de Campo Grande, a Santa Casa e o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP) também estão com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) lotados para atendimento dos pacientes com Covid-19, mas além dos casos do novo coronavírus as duas outras unidades também recebem as demandas de outras doenças, traumas e queimaduras. 

De acordo com a assessoria de imprensa da Santa Casa, o hospital já chegou a ter 20 leitos de UTI para Covid-19, mas com a diminuição dos casos no fim de 2020 baixou para 10 leitos, e agora estão com 16 pacientes internados em uma unidade de terapia. O hospital tem 15 leitos para Covid-19 e um paciente a mais foi absorvido pela unidade. A Santa Casa tem ainda 24 leitos de enfermaria, sendo que 11 estão ocupados.

No Humap, a realidade é a mesma, com 10 leitos de UTI para Covid-19, todos estão ocupados, a unidade não tem leitos de enfermaria para atender pacientes com o novo coronavírus. Ambos ressaltam que como o HRMS está como referência para o tratamento estão recebendo demandas de todos os tipos de comorbidades e acidentes, e os pronto-socorros estão superlotados. 

A assessoria de imprensa do HU informou que o hospital tem 232 leitos para as demais comorbidade e todos estão sendo utilizados, sendo que o PS está com superlotação. “Nós recebemos pacientes da Capital e do interior. Estamos recebendo a demanda que o HR não recebe porque é referência e nosso pronto socorro está super lotado”, destacou a equipe do HU. 

A Santa Casa vive o mesmo drama, o maior hospital do Estado está na retaguarda do HR para os atendimentos de infecções da Covid-19 e ainda recebe os demais casos. Em entrevista ao Enfoque MS na tarde de ontem (8) o secretário de Saúde, Geraldo Resende, disse que espera uma unificação do toque de recolher em Mato Grosso do Sul e com horário mais cedo para evitar acidentes e demais fluxos de trauma. 

Conforme a Santa Casa, mesmo sem o lockdown, o aumento das medidas de restrição pode melhorar a situação das unidades hospitalares diminuindo a demanda. O hospital ressalta ainda que alguns pacientes chegam a procurar atendimento para outras doenças e muitas vezes são diagnosticados com Covid-19. 

Na manhã desta terça-feira (9), o secretário de Saúde do Estado disse durante uma live que o HR está recebendo tantos pacientes que o atendimento passou a capacidade e alguns pacientes estão ficando nos corredores ou então nos centro cirúrgicos à espera de um leito de UTI.

Fale com a Redação