Campo Grande investem em boutique de cosméticos com elementos da biodiversidade

1187

Os produtos têm foco no Cerrado, Pantanal Chaco e Aquífero Guarani, além de serem engarrafados, veganos e sem petrolato


O Brasil é o quarto maior mercado do mundo para produtos de beleza e o isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19 mostrou que as pessoas não deixaram de cuidar do corpo, como também passaram a investir mais no autocuidado. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) esta tendência está registrada em números. De janeiro a setembro de 2020 houve uma alta de 5,8% em faturamento comparado com o mesmo período de 2019.  

A Perfumaria teve um crescimento de 10,3% e Higiene Pessoal de 4,3%. Alguns itens merecem destaque no volume de vendas, como as máscaras faciais com aumento de 92,8%, cosméticos antirrugas/sinais/idade com 14,7% e 8,3% para os hidratantes faciais.  

“Nós percebemos esta tendência e preocupação no comportamento das pessoas que, mesmo estando em isolamento social, estão preocupadas com o autocuidado”, avalia a farmacêutica-bioquímica, Fernanda Fialho. 

Juntamente com a mãe, a também farmacêutica-bioquímica Maria Lucia Fialho, elas decidiram ampliar os negócios da família. Sócias em uma farmácia de manipulação e na primeira indústria de cosméticos do estado, neste mês, inauguraram uma boutique de cosméticos – a PH Botica – com produtos focados em elementos da biodiversidade do Cerrado, Pantanal Chaco e Aquífero Guarani.

 

Toda a loja foi pensada na valorização dos aspectos ambiental e social. Os produtos não têm testagem em animais, os insumos são regionais, as matérias-primas são fornecidas pelos ribeirinhos e há geração de renda local.  Aliado a isso, a boutique oferece atendimento sob medida para cada necessidade do cliente. 

“Agregamos nossa experiência na área farmacêutica para fazer com que os produtos sejam feitos de acordo com a particularidade de cada cliente. Temos testes que nos permitem identificar qual a necessidade e deficiência para cada tipo de pele, cabelo, unha… e assim adicionamos e oferecemos o produto com melhor qualidade e eficácia ao nosso cliente. Tudo isso em até 30 minutos”, explica Fernanda Fialho.  

Todas as linhas de produtos são engarrafadas, veganas e sem petrolato, substância altamente tóxica e alergênica para quem trabalha com a exploração do produto e também há um grande impacto para o meio ambiente, por ser de exploração mineral. Esta preocupação em oferecer produtos inovadores e sustentáveis acompanha outra tendência do mercado: a preferência por produtos clean beauty, fáceis de usar sozinhos, com utilidade básica, fórmulas minimalistas e ingredientes naturais.  

De acordo com ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, as pesquisas mostram que os consumidores preferem as marcas que entreguem ativos naturais e orgânicos na composição e que tenham no DNA a preocupação com sustentabilidade.