MPT lança ferramenta para acessar dados sobre emprego e desemprego no país

482
Divulgação

Ainda em caráter experimental, Termômetro do Mercado de Trabalho Formal no Brasil integra uma série de inovações desenvolvidas pela instituição para auxiliar no enfrentamento da Covid-19 e de seus reflexos no mundo do trabalho

O Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou, em caráter experimental, o Termômetro do Mercado de Trabalho Formal no Brasil. A nova ferramenta apresenta um mapa de calor em que é possível visualizar as regiões onde ocorreu maior número de admissões e de demissões, além de informações como os setores econômicos mais afetados e as ocupações mais abrangidas. A iniciativa faz parte de uma série de inovações que estão sendo desenvolvidas pelo MPT para auxiliar no enfrentamento da pandemia de Covid-19 e de seus reflexos no mundo do trabalho. Clique aqui para acessar o site.


Implementada no Observatório Digital de Trabalho Decente (SmartLab – Trabalho Decente), a plataforma conta com dados atualizados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) até o 4º trimestre de 2020. Entre as informações disponíveis estão as referentes a setores e ocupações com maiores saldos positivos e negativos bem como números de admissões e desligamentos. Para obter dados municipais, basta clicar no nome do município correspondente no mapa.


As informações sobre a demanda por postos de trabalho, com detalhamento de ocupações, são relevantes não apenas para a definição de políticas de emprego e renda, mas também para investimento em programas de capacitação de pessoas vulneráveis em diferentes localidades, de acordo com o comportamento da atividade econômica e do mercado de trabalho. Os dados também são importantes para avaliar as consequências econômicas e sociais da pandemia de Covid-19.


O Termômetro do Mercado de Trabalho Formal no Brasil foi desenvolvido pela equipe do SmartLab – Trabalho Decente, coordenada pela Secretaria de Pesquisa e Análise de Informações (SPAI) do MPT.


SmartLab

Os Observatórios Digitais/SmartLab são uma iniciativa conjunta do MPT e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil. Trata-se de uma ferramenta digital inovadora de cruzamento de dados públicos que permite a formulação, o monitoramento e a avaliação de programas, projetos e políticas públicas de promoção do trabalho decente no país.


Até o momento, foram lançados os seguintes observatórios: Segurança e Saúde no Trabalho, Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas, Trabalho Decente nos Municípios Brasileiros, Trabalho Infantil e Diversidade e Igualdade de Oportunidades no Trabalho.


Fonte: Procuradoria-Geral do Trabalho