O Ministério da Saúde autorizou mais cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto para o Hospital Auxiliadora em Três Lagoas, para atendimento exclusivo aos pacientes graves com covid-19, em caráter excepcional e temporário. O total faz parte das dez novas vagas abertas no município, sendo que metade é custeada pela União e outra metade pelo governo do Estado e prefeitura.
A autorização é a nova modalidade de apoio financeiro dada pelo Ministério da Saúde, que substituiu a habilitação de leitos. O governo federal arca com parte das despesas, mas agora o pagamento não é mais antecipado e sim mensal. O Governo Federal vai repassar R$ 240 mil ao Estado para custeio dessas UTIs.
Semente nesta semana, o Ministério da Saúde autorizou mais 2,7 mil leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto em 22 estados, incluindo as cinco unidade de Três Lagoas.
O presidente Jair Bolsonaro publicou em sua conta do Twitter que, com essa autorização, o número de leitos liberados pelo Governo Federal é de 2,7 mil, levando em conta os 1.608 já autorizados para o Estado de São Paulo.
Para conseguir o recurso, as secretárias estaduais e municipais de saúde têm de preencher um cadastro no Sistema de Apoio a Implantação de Políticas da Saúde (SAIPS). A liberação do dinheiro seguirá três critérios: curva epidemiológica de casos de covid na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e corpo clínico para atuação em UTI.
















