17/01/2017 14h00
Para amenizar problema, Solurb vai receber entulho de caçambas
Caçambeiros poderão repassar entulho apenas uma vez
Correio do Estado
A prefeitura de Campo Grande fez acordo com a concessionária responsável pela coleta e tratamento de lixo da cidade, CG Solurb, para que a empresa dê destinação aos entulhos que estão em 3,8 mil caçambas espalhadas pela cidade. A ação é uma saída para amenizar problema que se intensificou no começo de dezembro, quando o aterro de entulhos foi fechado por ordem da Justiça.
Segundo a prefeitura, a Solurb deve receber até sexta-feira (20) caçambas que serão transportadas pelas empresas que possuem os recipientes. “Classificando o lixo e dando a destinação correta”, informa a prefeitura em nota.
A administração afirma que a concessionária tem “instrumentos legais” para absorver a demanda dos entulhos porque lixo hospitalar e resíduo doméstico jé são tratados pela empresa.
Apesar do acordo, a Solurb receberá o entulho da mesma caçamba apenas uma vez, todo lixo e entulho produzido depois do primeiro descarregamento será de responsabilidade de quem gera o resíduo, conforme lei ambiental.
Em nota, a prefeitura afirma que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) irá fiscalizar e multar quem depositar em caçambas resíduos que não sejam resto de construção civil. A medida foi criada para diminuir o volume dos materiais recolhidos pelos caçambeiros.
Nesta manhã, o prefeito Marcos Trad (PSD) afirmou que a prefeitura estuda três áreas para que novo aterro de entulho seja criado. No entanto, o endereço dos locais não foi revelado.
