Após chegada de remessa com 3 mil litros de insumos na última segunda, instituto começa etapas para produção do imunizante
O Instituo Butantan iniciou na noite desta terça-feira (20) a produção de mais 5 milhões de doses da CoronaVac, imunizante contra a covid-19. As vacinas serão produzidas a partir dos 3 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo), que chegaram na última segunda-feira (19), enviados pela biofarmacêutica Sinovac, após cerca de 20 dias de atraso no envio da matéria-prima. O atraso fez o Butantan suspender o envase da vacina.
Na previsão do governo do estado de São Paulo, as novas doses entregues ao PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde, serão retomadas na primeira semana de maio. A previsão é de entregar 46 milhões de doses de Coronavac ao Ministério da Saúde até 10 de maio. A data inicial era até o fim de abril.
Inicialmente, o Butantan receberia 6 mil litros do IFA em um único lote, mas o envio da matéria-prima foi dividido e ainda falta chegar metade. Uma segunda remessa com mais 3 mil litros da matéria-prima para a produção da vacina ainda aguarda autorização para embarcar, sem data definida, segundo o instituto.
Para estarem prontos para a distribuição e imunização, os insumos que chegaram na última segunda passarão pelo processo de envase, rotulagem, embalagem e controle de qualidade dos frascos.




















