Presidente da Assomasul será representante do Centro Oeste no CNM

485
da esq. para a dir.) prefeito Batayporã Germino Roz, presidente (CNM) Paulo ZiulKoski, presidente da (ASSOMASSUL) e prefeito de NIOAQUE, Valdir Júnior e prefeito de Bela Vista Reinaldo Piti

O presidente da Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (ASSOMASSUL) e prefeito de NIOAQUE, Valdir Júnior, prestigiou juntamente com os prefeitos de Bela Vista Reinaldo Piti e de Batayporã Germino Roz, nesta segunda-feira (31) a posse da nova diretoria da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para o triênio 2021-2024. Na ocasião, ele defendeu o fortalecimento do movimento municipalista nacional através da união dos prefeitos para superação de dificuldades. Valdir Júnior parabenizou, especialmente, o presidente Paulo ZiulKoski, que retorna à entidade para mais uma gestão, e agradeceu o convite de integrar a nova diretoria da CNM, que foi empossado representante titular da Região Centro Oeste na diretoria de CNM.

Presidente da Assomasul será representante do Centro Oeste no CNM

“O Movimento Municipalista unido é maior que os desafios que enfrentamos. É importante reconhecer nossa força, mas também às nossas diferenças, enquanto Brasil para assim superar as desigualdades e fortalecer a causa dos municípios de norte a sul do país. Não tenho dúvidas, que a experiência de Paulo Ziulkoski e o compromisso desta diretoria, e que tem eu como representante titular do Centro Oeste, iremos fazer um trabalho brilhante. Contem com a ASSOMASUL e com os prefeitos sul-mato-grossense para defender essa luta junto com a CNM”, afirmou Valdir Júnior.

Presidente da Assomasul será representante do Centro Oeste no CNM

O presidente empossado da CNM, Paulo Ziulkoski, abriu seu discurso pedindo a todos um minuto de silêncio pela perda de quase 500 mil brasileiros para o coronavírus. “Nós não temos tempo para solenidades, temos que ir à luta. Estamos com muita vontade para continuar esse trabalho”, declarou Ziulkoski ao relembrar da formação do movimento municipalista e da luta para que os prefeitos fossem ouvidos e reconhecidos pelos outros poderes. Ele também destacou a missão da CNM: “Nós precisamos qualificar cada vez mais a nossa entidade para dar suporte a vocês lá na ponta”. Ao citar a luta pela votação do aumento de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o mês de setembro, que aguarda aprovação da Câmara, Ziulkoski deu o tom do que será seu mandato. “Tem que haver o enfrentamento e o embate para conseguir as coisas”, pontuou.

Presidente da Assomasul será representante do Centro Oeste no CNM

A cerimônia também teve tom de despedida. Homenageado pela CNM ao deixar cargo, o agora ex-presidente, Glademir Aroldi, falou dos avanços da sua gestão e fez um reconhecimento aos prefeitos e prefeitas pelo apoio garantido no período. “Registrar com carinho o trabalho importante e decisivo do Conselho Político da CNM, formado pelos presidentes das associações estaduais. Não tenho dúvida das conquistas que teremos nos próximos anos por conta da experiência e do comprometimento de cada um de vocês, mas principalmente pela liderança de Paulo Ziulkoski. Cargos são importantes, mas o mais importante é a causa. Fortalecendo os municípios criamos as condições mínimas necessárias para que possam melhorar a vida das pessoas. É uma causa nobre e por essa causa estarei sempre à disposição de todos”, afirmou Aroldi.

Conheça os integrantes da nova diretoria da CNM:

A nova gestão tem como presidente o presidente de honra da CNM, Paulo Ziulkoski. O Conselho Diretor será formado pelo Presidente, Vices, Secretários e Tesoureiros, a saber: 1º vice-presidente: Julvan Lacerda – ex-prefeito de Moema (MG) e presidente da AMM-MG; 2º vice-presidente: Luiz Sorvos – prefeito de Nova Olímpia (PR); 3º vice-presidente: Rosiana Beltrão – prefeita de Feliz Deserto (AL); 4º vice-presidente: Haroldo Naves – prefeito de Campos Verdes (GO) e presidente eleito da FGM; e 5º vice-presidente: Jair Souto Prefeito de Manaquiri (AM) e presidente da AAM-AM.

O 1º, 2º e 3º secretários serão, respectivamente, o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira (PE) e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Coimbra Patriota; o prefeito de Santana do Seridó (RN) e ex-presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Hudson Pereira de Brito; e o prefeito de Pedras de Fogo (PB) e ex-presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Manoel Alves da Silva Júnior.

A tesouraria da próxima gestão CNM será exercida por três líderes municipalistas. Do primeiro para o terceiro, são eles: o prefeito de Santarém (PA) e ex-presidente da Federação da Associação de Municípios do Estado do Pará (Famep), Francisco Nélio Aguiar da Silva; o prefeito de Igarapé Grande (MA) e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Erlânio Furtado Luna Xavier; e o prefeito de Chorozinho (CE) e presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), Francisco de Castro Menezes.

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal da entidade terá como titulares os prefeitos de Capela (SE), Silvany Mamiak; de Bonfim (RR), Joner Chagas; e de Talismã (TO), Diogo Borges. Três gestores estarão, respectivamente, na 1ª, 2ª e 3ª suplência: de Amapá (AP), Carlos Sampaio; Gameleira de Goiás (GO), Wilson Tavares; e de Cumaru (PE), Eduardo Tabosa.

Conselho de Representantes Regionais

A Região Centro-Oeste estará representada pelo prefeito de Nioaque (MS) e presidente da Assomasul, Valdir Júnior, com o presidente da AMM e ex-prefeito de Nortelândia (MT) como suplente.

O titular da região Nordeste será o ex-presidente da UPB e ex- prefeito de Bom Jesus da Lapa/BA, Eures Ribeiro. Seu suplente é o presidente da APPM e prefeito de Francinópolis (PI), Paulo Morais. A região Sul terá como titular o prefeito de Araquari (SC) e presidente da Fecam, Clenilton Pereira, com o prefeito de Taquari (RS) e presidente da Famurs, Emanuel de Jesus, como suplente.

O Sudeste será representado pelo presidente da APM, Carlos Cruz. A suplência terá a ocupação do ex-Prefeito de Viana (ES) e presidente da Amunes, Gilson Daniel. A titularidade da Região Norte fica com o prefeito de Rio Branco (AC) e presidente da Amac, Sebastião Rodrigues e o prefeito de Urupá (RO) e presidente da Arom, Célio Lang, como suplente.

Fonte: Ascom Assomasul