A Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) anunciou hoje, que está fazendo tratativas para vaibilizar concessão de créditos aos municípios do MS. Nesta quarta-feira (07) aconteceu uma reunião na sede do Banco de Brasília (BRB), que pode ser uma das instituições financeiras a trabalhar com a Associações ou diretamente com cada gestão municipal. Uma das ideias levada ao BRB é que os municípios possam contratar empréstimo junto ao banco, utilizando como forma de pagamento do empréstimo contratado até 30% do valor recebido mensalmente do Fundersul.
O Banco sinalizou interesse na proposta, pois é algo extremamente novo e viável, os empréstimos concedidos hoje pelos bancos têm como fonte pagadora e fiadora, o Governo Federal através do recurso do FPM. Assim, na reunião foi apresentado ao Banco o Fundersul, que provem recursos repassados pelo Governo do Estado a todos os municípios, que tem na média crescido em torno de 15% ao ano, tudo relacionado à sua legalidade, forma que é arrecadado e também executado, foram apresentados à diretoria técnica da presidência do Banco.
O deputado federal Beto Pereira, que conseguiu a reunião e a conduziu, falou sobre o Fundo, pois até tem amplo conhecimento dessa fonte de arrecadação do governo do Estado, pois o mesmo já foi Prefeito e também deputado estadual, onde trabalhou na execução do Fundersul. Ele demonstrou desde sua criação em 2005 até à data de hoje, comprovando a sua solidez e crescimento de 15% na média pós ano a ano.
Nesse primeiro momento o jurídico do banco irá analisar a lei do Fundersul e exigir alguns procedimentos necessários para contratação do empréstimo, lei estadual e municipal autorizando o município a contratar esse empréstimo, o Banco levará para seu conselho essa ideia com todo estudo já levantado e assim tomar uma decisão de quantos de recurso que irá disponibilizar para essa provável nova linha de crédito do Banco de Brasília.
Reunião
O encontro foi com o presidente do BRB, Paulo Henrique, e sua diretoria técnica presente com Eugênia Melo, Rayssa Melo e Dannyel Lopes. Por MS, estiveram o proponente da reunião, deputado Beto Pereira, o prefeito de Terenos, Henrique Budke e o diretor geral da Assomasul Rogério Rosalin e o diretor do consórcio Brasil central Pedro Paulo.




















