Professora do SESI de Dourados é selecionada para projeto nacional de Ciência

1401

Professores da educação básica de todo o Brasil foram selecionados para participarem de um projeto nacional de ciências. Entre os escolhidos está a professora Mariza Backes, pedagoga na Escola do SESI de Dourados. A 5.ª Edição do Inspira Ciência foi realizada totalmente on-line e contou com a participação de 300 professores selecionados em todo o Brasil, que contou com 1.489 inscritos, sendo 12 professores do Estado do Mato Grosso do Sul escolhidos para esta edição.

O programa é uma iniciativa desenvolvida entre o Museu do Amanhã do Rio de Janeiro em parceria com o British Council do Reino Unido e a International Business Machines dos Estados Unidos, dirigido aos professores da Educação Básica nas redes públicas e privadas, com a proposta de tornar mais atrativo o ensino das ciências nas escolas.

A diretora da Escola do SESI de Dourados, Sibele Almeida Garcia, destacou a importância da participação de uma representante da equipe pedagógica da escola no projeto. “Algumas dessas abordagens são ferramentas tecnológicas apontadas na capacitação, fazem parte do nosso cotidiano escolar e desta forma foi possível compartilhar com os demais participantes as experiências e vivências na Escola do SESI de Dourados sobre o uso delas no modelo de ensino híbrido ao qual estamos inseridos”.

Em formato 100%, a edição foi realizada entre os meses de junho e junho no formato de encontros remotos aos sábados, a capacitação dos professores da educação básica foi direcionada pelo coordenador de desenvolvimento científico, Davi Bonela e Tatiana Paz, analista de desenvolvimento científico do Museu do Amanhã. Entre os temas abordados: origem da vida, a ciência cidadã nas escolas, práticas de ensino por investigação, ferramentas de aprendizagem, produção de planos de aula, a biodiversidade e a presença das mulheres na ciência. Os participantes além das capacitações on-line tiveram acesso aos conteúdos e ferramentas produzidas para este evento para utilizá-los em sala de aula, bem como, uma visita virtual em tempo real teleguiada pelo Museu do Amanhã.

Segundo a professora da Escola do SESI de Dourados, Mariza Backes, a participação no projeto trouxe muitos conhecimentos que poderão ser aplicados em sala de aula e repassado para os demais colegas de trabalho. “ Ser selecionada para participar da 5ª Edição do Inspira Ciência foi uma oportunidade muito relevante porque em cada encontro tivemos a oportunidade de ouvir renomados palestrantes e pesquisadores abordando temas importantes para o cotidiano escolar. Bem como, a interação e a troca de experiências com os demais professores selecionados das cinco regiões brasileiras, tornando esses momentos ímpares para o diálogo e a compreensão acerca da inserção de novas práticas e metodologias na educação, especialmente neste tempo de pandemia”.

Inspira Ciência

O projeto é uma parceria desenvolvida entre o Museu do Amanhã do Rio de Janeiro, que é um museu de ciências aplicadas que aborda as reflexões e os desafios que a humanidade deverá enfrentar nas próximas décadas, considerando questões relacionadas à sustentabilidade e à convivência, o British Council que é uma instituição pública do Reino Unido cuja missão é difundir o conhecimento da língua inglesa e sua cultura mediante a formação e a difusão de atividades educativas e a International Business Machines Corporation (IBM) empresa dos Estados Unidos voltada para a área de informática e programação de software.

Fonte: Ascom Fiems