21.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 15 de agosto, 2025
spot_img

HU de Dourados estuda convênio com governo francês para atendimento

Publicado em 24/04/2017 10h15

HU de Dourados estuda convênio com governo francês para atendimento

Parceria foi proposta pelo presidente de autarquia que gere unidades no país

O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU/UFGD) avaliará parceria com o Ministério da Saúde da França para ocorrer troca de experiências nas áreas de ensino, pesquisa e assistência à população.

As conversas entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), mantenedora de todos os hospitais universitários federais do país, e o governo francês começou no segundo semestre do ano passado.

O presidente da autarquia federal, Kleber Morais, veio a Dourados na quinta-feira (20) e sugeriu à reitora da UFDG, Liane Calarge, que avalie a possibilidade de manter convênio de intercâmbio internacional.

A primeira proposta seria usar esse modelo para criar atendimento específico à população indígena. O mesmo processo pode ser expandido, dependendo da disponibilidade das instituições.

A informação sobre esse possível acordo foi divulgado pela própria Ebserh, depois da agenda do presidente da empresa brasileira.

A visita também serviu para lançar oficialmente as obras de construção da Casa da Gestante, do Bebê e da Puérpera (CGBP) no HU de Dourados.

Essa unidade será complementar ao atendimento do hospital e vai servir para acolher e acompanhar as gestantes e puérperas (mulheres que acabaram de ter bebês). A estrutura terá disponível ainda alojamento para pacientes de outros municípios. Vai ser possível permanecer no espaço que tem filho internado, mas enfrenta dificuldade financeira para pagar hospedagem.

A previsão é que a estrutura fique pronta em outubro deste ano. Não foi divulgado o valor total que será investido no empreendimento.

Outro anúncio foi a liberação de R$ 250 mil para a reforma do Pronto Atendimento de Ginecologia e Obstetrícia (PAGO). Entre as intervenções previstas estão a adaptação do serviço de hemodinâmica e melhorias na Central de Esterilização de Materiais.

REFERÊNCIA

O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados faz atendimento à população de 33 municípios e é administrado pela Ebserh desde setembro de 2013.

“Apenas em 2016, os recursos descentralizados somaram R$ 12.134.457,26, provenientes do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerido pela Ebserh”, divulgou nota da empresa.

Correio do Estado

Visita do presidente da Ebserh, Kleber Morais, ao HU de Dourados - Foto: Divulgação/Ebserh

Fale com a Redação