Publicado em 24/04/2017 10h15
HU de Dourados estuda convênio com governo francês para atendimento
Parceria foi proposta pelo presidente de autarquia que gere unidades no país
O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU/UFGD) avaliará parceria com o Ministério da Saúde da França para ocorrer troca de experiências nas áreas de ensino, pesquisa e assistência à população.
As conversas entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), mantenedora de todos os hospitais universitários federais do país, e o governo francês começou no segundo semestre do ano passado.
O presidente da autarquia federal, Kleber Morais, veio a Dourados na quinta-feira (20) e sugeriu à reitora da UFDG, Liane Calarge, que avalie a possibilidade de manter convênio de intercâmbio internacional.
A primeira proposta seria usar esse modelo para criar atendimento específico à população indígena. O mesmo processo pode ser expandido, dependendo da disponibilidade das instituições.
A informação sobre esse possível acordo foi divulgado pela própria Ebserh, depois da agenda do presidente da empresa brasileira.
A visita também serviu para lançar oficialmente as obras de construção da Casa da Gestante, do Bebê e da Puérpera (CGBP) no HU de Dourados.
Essa unidade será complementar ao atendimento do hospital e vai servir para acolher e acompanhar as gestantes e puérperas (mulheres que acabaram de ter bebês). A estrutura terá disponível ainda alojamento para pacientes de outros municípios. Vai ser possível permanecer no espaço que tem filho internado, mas enfrenta dificuldade financeira para pagar hospedagem.
A previsão é que a estrutura fique pronta em outubro deste ano. Não foi divulgado o valor total que será investido no empreendimento.
Outro anúncio foi a liberação de R$ 250 mil para a reforma do Pronto Atendimento de Ginecologia e Obstetrícia (PAGO). Entre as intervenções previstas estão a adaptação do serviço de hemodinâmica e melhorias na Central de Esterilização de Materiais.
REFERÊNCIA
O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados faz atendimento à população de 33 municípios e é administrado pela Ebserh desde setembro de 2013.
“Apenas em 2016, os recursos descentralizados somaram R$ 12.134.457,26, provenientes do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerido pela Ebserh”, divulgou nota da empresa.
Correio do Estado
