29.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 29 de agosto, 2025
spot_img

Conservadores vencem eleição, mas perdem maioria absoluta no Reino Unido

Publicado em 09/06/2017 06h58

Partido de Theresa May vence, mas perde maioria absoluta no Parlamento

Pleito convocado pela primeira-ministra Theresa May para tentar aumentar sua maioria no Parlamento acabou com redução do número de deputados conservadores.

G1

As eleições gerais no Reino Unido, realizadas nessa quinta-feira (8), resultaram numa derrota política para o Partido Conservador, liderado pela atual primeira-ministra Theresa May. O pleito, convocado por May para tentar aumentar sua maioria no Parlamento, terminou com os conservadores à frente, porém com uma bancada menor.

Os conservadores tinham 330 assentos no Parlamento e conseguiram até agora 315. Os trabalhistas, por sua vez, surpreenderam obtendo 261 assentos. Por volta de 4h45 (no Brasil) desta sexta, restavam a definir apenas 4 cadeiras, número insuficiente para mudar o rumo da eleição.

Com esse resultado, os conservadores não conseguirão mais governar sozinho, sendo obrigados a formar uma coalizão, aliando-se com o Partido Trabalhista ou com o Partido Liberal-Democrata.

Já antes da divulgação oficial dos resultados definitivos, a mídia britânica definiu como “chocantes” os dados provenientes das pesquisas de boca de urna. Segundo o “Telegraph”, o Parlamento britânico não terá uma maioria absoluta, sendo definido como “hung Parliament” ´[“Parlamento pendurado”, na tradução em português].

O líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, já pediu que ela deixe o governo e mesmo colegas de partido pedem que ela abandone o posto. May descarta a renúcia e vai se encontrar com a rainha Elizabeth II, às 12h30 locais (8h30 no horário de Brasília), desta sexta-feira (9), para pedir permissão para formar um governo mesmo com o resultado desfavorável nas urnas.

O jornal “The Guardian”, citando fontes não identificadas, afirmou que May já fez um acordo com o Partido Unionista Democrático da Irlanda do Norte, o que lhe permitiria conseguir o apoio de 326 parlamentares, ou seja, garantiria a sua governabilidade. Porém, o partido afirmou que não cometaria a informação, segundo a Reuters. A Associated Press diz que o partido “está pronto para dialogar” com os conservadores.

May e Corbyn, após votação no Reino Unido (Foto: Eddie Keogh e Neil Hall / Reuters)

Fale com a Redação