29.8 C
Campo Grande
domingo, 7 de setembro, 2025
spot_img

Deputado quer derrubar veto para proibir venda de refrigerante em escola

Publicado em 21/06/2017 18h13

Deputado quer derrubar veto para proibir venda de refrigerante em escola

Rinaldo vai conversar com governador para que veto seja reconsiderado

Correio do Estado

Projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa no ano passado, que proibia a venda de refrigerantes em escolas estaduais de Mato Grosso do Sul, foi vetado pelo Governo do Estado em setembro de 2016, porém, hoje (21), o líder do Governo na Casa, deputado Rinaldo Modesto (PSDB) pediu retirada do veto. “Nem sempre o veto é de opinião do governador Reinaldo Azambuja. Esse, por exemplo, foi vetado pela assessoria jurídica do Estado”, explicou o parlamentar.

Rinaldo declarou que vai conversar com o governador para que o veto seja reconsiderado. “O projeto de lei, de autoria do parlamentar Márcio Fernandes (PMDB), é muito importante para saúde das nossas crianças”, defendeu.

Um dos argumentos dos deputados é de que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 33,5% das crianças do Brasil estão com sobrepeso e 14,3% obesas. “Além do que, pesquisas indicam que uma lata de refrigerante equivale a 36 gramas de açúcar, 11 gramas a mais do que o recomendado por dia pela OMS”, disse Márcio.

No site NBC News, pesquisa aponta que 184 mil pessoas morrem, por ano, devido ao consumo de refrigerantes.

Outro argumento é de que a própria Ambev, Coca-Cola Brasil e Pepsi Brasil divulgaram, no dia 22 de junho de 2016, nota declarando que seus produtos são prejudiciais à saúde e que não seriam mais comercializados em escolas. “Porém, donos de cantinas em escolas compram os refrigerantes em supermercados. Queremos a aprovação da lei para que a ação seja ilegal”, finalizou Márcio.

Deputado quer derrubar veto para proibir venda de refrigerante em escola

Fale com a Redação