Capital tem 65% com vacinação completa contra Covid e já supera 100 mil vacinados até com 3D

335
Vacinação contra a covid-19. (Foto/Divulgação)

A prefeitura de Campo Grande divulgou na tarde desta sexta-feira (29), que o município segue na vacinação contra Covid, apesar de ter diminuído o assunto no dia a dia da população, pois a Capital passa “bem” no patamar de controle da doença. Bem como, para estar bem, é resultado da vacinação, que sempre esteve a frente e agilizando a imunização, que hoje, apesar do tempo passado, a cidade está com 65% dos campo-grandenses com a vacinação completa contra e já supera 100 mil vacinados até com dose de reforço/terceira dose.

A aplicação da dose de reforço teve início no dia 26 de agosto na Capital. Conforme dados parciais do “Vacinômetro”  de quase fim da tarde de hoje, até o momento 100.725 pessoas  já receberam a terceira dose em Campo Grande.  O número é superior a toda população de quase todos os municípios de Mato Grosso do Sul. A Capital foi a primeira a cidade do País a iniciar a aplicação da dose de reforço.

Já desde o último dia 19 de janeiro, início da vacinação emergencial contra a Covid, 653,3 mil pessoas foram vacinadas com a primeira dose, o equivalente a 72.11% de toda a população campo-grandense. Destas, 587,6 mil receberam as duas doses ou dose única e estão completamente imunizadas, o que representa uma cobertura vacinal de 64,86%. Ao todo, já foram aplicadas 1,3 milhão de doses na Capital.

O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, destaca que o bom desempenho do Município em relação à vacinação é fruto do planejamento e empenho de todos os envolvidos no processo de vacinação. “O sucesso do município é resultado de diversos fatores, sobretudo da união de esforços e dedicação de todos que participaram e participam desde o início. Sabemos que a arma mais poderosa contra essa doença (Covid-19) é a vacinação, por isso não poupamos esforços para garantir que nossa população fosse vacinada., enfatiza.

Também em destaque

Campo Grande também se destaca pela celeridade na ampliação de público e ampla cobertura vacinal. Atualmente a aplicação da terceira dose está liberada para pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde com 18 anos ou mais vacinados com a segunda dose há pelo menos quatro meses e também para pessoas com alto grau de imunossupressão com 18 anos que tenham tomado a última vacina há pelo menos 28 dias.

O planejamento, organização e estratégias adotadas pela Capital desde o início da vacinação fizeram toda a diferença para o êxito do processo.

O secretário reforça que mesmo com o avanço na vacinação, ainda é necessário que as pessoas mantenham as medidas de proteção. “ O vírus ainda está em circulação. Portanto, é necessário que as pessoas continuem se cuidando. ”, diz.

Imunização completa

O titular da Sesau, ainda alerta com relação à importância da segunda dose. “A vacina de duas doses só tem sua eficácia completa quando feita a segunda aplicação. Portanto se chegou à data de tomar a dose de reforço, é preciso que as pessoas procurem um dos pontos de vacinação para concluir o ciclo vacinal”, finaliza José Mauro Filho.