Mês de outubro fecha com quase 200 condutores bêbados autuados em Campo Grande

590

O mês de outubro foi marcado por quase 200 condutores flagrados dirigindo sob efeito de bebida alcoólica apenas em Campo Grande, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (5) pelo Setor de Fiscalização de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS).

De acordo com os números, entre os 199 condutores autuados, três testaram acima de 0,34 mg de álcool por litro de ar alveolar, sendo encaminhados à delegacia em flagrante de crime de trânsito. Segundo os dados publicados pelo Setor, neste período foram aplicados 4.592 testes de alcoolemia durante operações de trânsito na Capital.

O relatório final do mês de outubro também revela que 308 veículos foram recolhidos aos pátios credenciados por apresentarem irregularidades e 150 condutores foram atuados por dirigir sem possuir habilitação.

No Brasil, a tolerância de álcool para o condutor que assume a direção de veículo automotor é zero. A multa é pesada, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pode ser suspensa e o condutor pode acabar preso. O mesmo se aplica para o condutor que opta por recusar ao teste de bafômetro quando parado pelo agente da autoridade de trânsito.

De acordo com o chefe do Setor de Fiscalização de Trânsito do Detran-MS, Otílio Ruben Ajala Júnior, dirigir sob efeito de álcool é considerado uma infração gravíssima pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e o valor da multa aplicada é de R$ 2.934,70. Além disso, caso a mesma infração seja novamente cometida no período de um ano, o valor da multa por embriaguez será em dobro: R$ 5.869,40. Isso sem contar que o condutor tem sua habilitação suspensa por doze meses.

Feriadão

O número que já parece assustador, é relativamente maior nos feriados prolongados. Entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro (feriadão de Finados), o Setor aplicou 853 testes de alcoolemia sendo que 25 condutores foram autuados pelo mesmo motivo. Destes, um chegou a ser preso porque os níveis de álcool ultrapassaram os limites estipulados por lei.

“Importante entender que quando a gente assume a direção de um veículo, desrespeitando as leis de trânsito, assumimos também a possibilidade de cometer um acidente que pode colocar em risco a própria vida e a de terceiros. A consciência neste momento é crucial e a orientação é que o motorista deixe seu veículo estacionado e chame um motorista de aplicativo ou passe a chave para outra pessoa habilitada e que não tenha ingerido bebida alcoólica”, informou Ajala.

Na Capital, as operações blitz acontecem com o apoio da Agetran (Agência Municipal de Trânsito) e GCM (Guarda Civil Metropolitana).