Bandeirantes terá nova eleição para prefeito e vice neste domingo

597

O pequeno município de Bandeirantes, região norte de Mato Grosso do Sul, a 70 km de Campo Grande, terá nova eleição para prefeitura neste domingo (7). O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS) teve que marcar novo pleito eleitoral para prefeito e vice-prefeito após ser anulado votos do vencedor em novembro de 2020, devido a candidatura ter sido rejeitada após as eleições. Uma resolução com o calendário da eleição suplementar foi publicada no inicio do mês de setembro, pelo presidente da Corte, desembargador Paschoal Carmello Leandro. Veja abaixo as principais datas do calendário para processo suplementar.

A nova eleição ocorre porque Álvaro Urt, que foi eleito prefeito de Bandeirantes, na eleição normal no ano passado, teve o registro de candidatura indeferido, decisão que foi confirmada pelo TRE-MS e também pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Com isso, os votos obtidos pela chapa de Urt foram anulados definitivamente.

Os 6.080 eleitores de Bandeirantes vão às urnas amanhã para escolher entre quatro candidatos que disputam as vagas de futuro gestor municipal, para mandato que já terá passado praticamente um ano. Atualmente, o município é administrado pelo então Presidente da Câmara Gustavo Sprotte, eleito vereador no período eleitoral de novembro de 2020, que agora disputa e quere continuar no comando da cidade.

Assim, o atual prefeito interino, vereador Gustavo Sprotte (DEM) vai tentar garantir a vaga como titular, ao lado de Gideane da Rocha (PTB). Ele tentará repetir o feito das últimas eleições suplementares de Mato Grosso do Sul, em Sidrolândia e Paranhos, que consolidaram o nome dos vereadores na função do Executivo, como prefeitos.

Outros três candidatos

O PSDB, disputa com Zulene Diniz. Ela foi vice da chapa de Álvaro Urt (DEM) na eleição de 2020. Apesar de terem ganhando, Urt teve mandato cassado e candidatura indeferida. Agora, ela vai se aliar ao Marcelo Abdo (MDB), que foi adversário da chapa em novembro do ano passado. A coligação ainda conta com o apoio das legendas PP e Republicanos.

Já o PSD escolheu lançar a candidatura de Celso Abrantes como prefeito e Welton Borges (PT) como vice-prefeito. Ele é vereador da Câmara Municipal. Também entram na disputa Milane Paiva (PSC) e Valbinho (PDT). A empresária disputou o pleito em 2020, ficando em terceiro lugar.

Principais datas do calendário para a eleição suplementar:

1º a 07/10: convenções partidárias (total 7 dias);

10/10: último dia para registro das candidaturas;

11/10 a 06/11: início e término da propaganda em geral, salvo rádio e TV;

16/10 a 04/11: início e término da propaganda no rádio e tv;

07/11: dia da eleição;

12/11: último dia para entrega da prestação de contas;

25/11: último dia para o julgamento das contas;

26/11: último dia para a diplomação dos eleitos;

27/11: último dia para a posse dos eleitos.