Publicado em 01/07/2017 14h00
Filme de Leandra Leal sobre artistas trans é uma declaração de amor
noticiasaominuto
A atriz, escritora, produtora e diretora Leandra Leal lança este mês, em varias salas do país, o documentário ‘Divinas Divas’ dirigido por ela. O material é sem dúvida uma declaração de amor da diretora aos legados das artistas travestis, cujas carreiras já duram mais de 50 anos, e ao do Teatro Rival. Todas as oito artistas, protagonistas do filme, viram Leal crescer na coxia e nos bastidores da casa, localizada na Cinelândia, região no centro do Rio.
O documentário pode ser considerado um registro pessoal de Leandra Leal, já que aborda a trajetória de oito artistas travestis que fizeram história no Rival, teatro que pertence à família de Leal há gerações: Rogéria, Jane Di Castro, Divina Valéria, Eloína dos Leopardos, Brigitte de Búzios, Camille K., Fujika de Halliday e Marquesa.
A produção do documentário durou quase dez anos, com mais de 400 horas de filmagem. Como frisou o Huffpost Brasil, é um filme belo e conciso, que não deixa a emoção atrapalhar o fluxo da história, e encaixa os relatos e apresentações das oito artistas sem deixar rebarbas. Neste ano, Divinas Divas venceu os prêmios de público SXGlobal, no festival norte-americano South by Southwest (SXSW), e o de melhor documentário do Festival do Rio.
