UFMS reitera parceria com Sesau para combate ao mosquito Aedes aegypti

442
Fotos: Paulo Victor dos Santos

A parceria da UFMS com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) para combate ao mosquito Aedes aegypti, firmada em 2019, foi reafirmada na manhã desta terça-feira, 9, em cerimônia realizada no Complexo Multiuso, na Universidade. A solenidade marcou o lançamento do Dia Nacional de Combate à Dengue na UFMS.

Para o reitor Marcelo Turine, a rede de parceiros é fundamental para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. “Não podemos descuidar da saúde. Essa rede de integração de parceiros é muito importante e colocamos a ciência à disposição de Campo Grande para poder minimizar os impactos dessas doenças. É um trabalho de educação muito grande. Um programa de integração, que envolve colaboradores voluntários, pesquisa voluntária, em prol do desenvolvimento da saúde”, declarou.

UFMS reitera parceria com Sesau para combate ao mosquito Aedes aegypti

O pró-reitor de Administração e Infraestrutura Augusto Malheiros ressaltou a importância do movimento de prevenção. “Se olha muito para a questão da Covid, mas por outro lado tem também esse movimento de prevenção com relação à dengue, chikungunya e zika. Isso faz com que haja trabalho nesse sentido, visando o bem-estar da comunidade acadêmica, que vai refletir, espelhar no restante da comunidade local”.

Na avaliação da superintendente de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Campo Grande, Veruska Lahdo, o engajamento dos diferentes setores contribui para evitar um grande número de casos de dengue, chikungunya e zika. “Nossa preocupação é realmente controlar essa doença dentro do nosso município, diante da questão de emergência de saúde pública que o país e o mundo vêm passando. Quando temos epidemia de dengue temos um impacto muito grande na nossa saúde pública, temos hospitalizações, um grande aumento de casos, o que prejudica o andamento dos outros atendimentos”, detalhou.

Ao fim da cerimônia, a superintendente entregou ao reitor a moção de elogio, na qual destaca o trabalho desempenhado pela Universidade no controle de vetores, e também uma camiseta.

Parceria

Desde 2019 a UFMS é parceira da Sesau no Programa Integrado Intersetorial de Colaborador Voluntário, trabalho que congrega esforços no controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti no âmbito interinstitucional.

A encarregada dos colaboradores Zenir Rodrigues contou como é feito o trabalho no campus. “Fazemos as coletas de garrafa e copos, entre outros, em todo o campus e fazemos a separação. Todo ano temos treinamento da Sesau e participamos de palestras”, disse.

Fonte: Ascom UFMS