Entre ontem (11) e hoje (12), a Carreta da Justiça do Tribunal da Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) esteve no município de Juti para levar a justiça mais perto da população. Nos dois dias de trabalho foram contabilizadas 373 pessoas circulando pela unidade móvel.
Como em outras comarcas, o serviço mais procurado foi o reconhecimento de união estável e sua conversão em casamento, somando 47. Houve quem procurasse a Carreta para a fixação de alimentos, embora os números fossem baixos: apenas um caso. A equipe atendeu ainda 12 casos de divórcio e apenas um reconhecimento e dissolução de união estável.
Outros números contabilizados em Juti mostram que houve 61 novas ações abertas, a Defensoria Pública atendeu 63 pessoas e 120 cidadãos buscaram atendimentos, consultas, informações e orientações gerais.
Carreta da Justiça
A iniciativa faz parte do Programa Judiciário em Movimento, que visa tornar mais ágeis e confortáveis os atendimentos à população das cidades que não possuem prédios do Fórum, permitindo que o cidadão não necessite deslocar-se até outro município, que é sede de comarca.
A unidade móvel é uma miniatura de um fórum com gabinete do juiz, salas para promotor e defensor público, sanitário, uma pequena copa e a varanda na frente para recepção das pessoas, o que totaliza 44 m².
Neste ano a carreta ainda atenderá a população de Laguna Carapã, nos dias 29 e 30 de novembro, e termina os atendimentos de 2021 em Douradina, nos dias 2 e 3 de dezembro.



















