Publicado em 05/07/2017 19h52
Temer convoca reunião ministerial no Planalto, informa assessoria
Oficialmente, tema do encontro são as ‘questões de governo’, já que o presidente viajará nesta quinta para a Alemanha. Reunião ocorre em meio à maior crise política vivida por Temer.
G1
O presidente Michel Temer convocou para a noite desta quarta-feira (5) uma reunião ministerial no Palácio do Planalto, informou a Secretaria de Imprensa da Presidência.
Oficialmente, a assessoria de Temer diz que o tema do encontro são as “questões de governo”, já que o presidente viajará nesta quinta (6) para a Alemanha, onde participará da cúpula do G20, grupo que reúne as 20 principais economias do mundo.
A reunião no Planalto ocorre em meio à maior crise política vivida por Temer desde que ele assumiu a Presidência, em maio do ano passado.
O presidente foi denunciado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Com base nas delações da JBS, o Ministério Público Federal acusa Temer de ter cometido o crime de corrupção passiva.
A denúncia de Janot está em análise na Câmara, a quem cabe autorizar o STF a analisar a peça da PGR.
Primeiro, a denúncia será discutida na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, em seguida, será votada em plenário. Para ser analisada pelo STF, a denúncia precisa do apoio de, pelo menos, 342 deputados.
Mais cedo, nesta quarta, o advogado de Temer, Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, entregou a defesa do presidente à CCJ. Segundo ele, Temer não cometeu crime, e a denúncia é baseada em suposições.
Agenda do presidente
Além da reunião ministerial, o presidente recebeu mais cedo os líderes do governo na Câmara; Aguinaldo Ribeiro (PP-PB); e no Congresso, deputado André Moura (PSC-SE); além do líder da maioria na Câmara, Lelo Coimbra (PMDB-ES); e do PMDB na Casa, Baleia Rossi (PMDB-SP).
Durante o dia, conforme a agenda divulgada pela assessoria de Temer, ele recebeu 17 deputados (8 da CCJ): Elizeu Dionizio (PSDB-MS), Roberto de Lucena (PV-SP), Silvio Torres (PSDB-SP), Carlos Marun (PMDB-MS), Darcísio Perondi (PMDB-RS) e Fausto Pinato (PP-SP), José Carlos Aleluia (DEM-BA) e Lelo Coimbra (PMDB-ES).
Veja abaixo:
-
08h30: Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara do Deputados, e deputado Paulinho da Força (SD-SP), no Palácio do Jaburu
-
11h: Eliseu Padilha, ministro da Casa Civil; Antônio Imbassahy, ministro da Secretaria de Governo; e deputado Elizeu Dionizio (PSDB-MS), no Palácio do Planalto
-
11h30: Sarney Filho, ministro do Meio Ambiente
-
12h: João Augusto Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU)
-
12h15: Marcos Pereira, ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC)
-
12h30: deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), líder do governo na Câmara
-
12h45: Torquato Jardim, ministro da Justiça
-
13h: Henrique Meirelles, ministro da Fazenda
-
13h30: Antônio Cláudio Mariz de Oliveira
-
14h: deputado Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP)
-
14h20: deputado Luis Tibé, líder do PTdoB na Câmara
-
14h40: Gilberto Kassab, ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações
-
15h: deputado Roberto de Lucena (PV-SP)
-
15h30: deputado Silvio Torres (PSDB-SP)
-
16h30: deputada Luana Costa (PSB-MA)
-
17h30: deputados Carlos Marun (PMDB-MS), Darcísio Perondi (PMDB-RS) e Fausto Pinato (PP-SP)
-
18h: Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado
-
18h30: deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA)
-
19h: deputada Maria Helena (PSB-RR) e Marcos “Santa Cruz” Oliveira, lutador de MMA
-
19h15: deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), líder do governo na Câmara; deputado André Moura (PSC-SE), líder do governo no Congresso; deputado Baleia Rossi (PMDB-SP), líder do PMDB na Câmara; deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), líder da maioria na Câmara
-
20h: Reunião ministerial
