Agricultura familiar da Capital atendeu 68 mil pessoas com programa ‘Alimenta Brasil’

499
Orta. (Foto/Divulgação)

O Programa Alimenta Brasil (PAB), antigo PAA – Programa de Aquisição de Alimentos fechou 2021 atendendo 107 produtores da agricultura familiar de Campo Grande e região, beneficiando 23.308 famílias com um total de 68.575 pessoas.  Este ano o PAB adquiriu 122.513,76 kg de alimentos, somando um total de 649.999,98 pagos aos produtores.

Agricultura familiar da Capital atendeu 68 mil pessoas com programa 'Alimenta Brasil'

Dulcinéia Dourado Rocha Spindola, moradora no Ramez Tebet, mostrou estar feliz com a entrega semanal dos alimentos através da entidade Maná do Céu, uma das beneficiadas pelo programa. “Estamos vivendo um momento difícil; somos uma família de 5 pessoas e só meu marido trabalha. Os alimentos que recebemos da Prefeitura chegam sempre em boa hora e contamos semanalmente com eles para suprir as necessidades básicas da família”, afirma Dulcinéia.

Em Campo Grande o PAB é desenvolvido por meio da Superintendência do Agronegócio da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), em parceria com a Secretaria Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania e a SAS.

“Com a conclusão dos trabalhos do PAB em 2021, a Prefeitura promove a inclusão econômica e social dos agricultores familiares, garantindo o acesso à alimentação, em quantidade, qualidade e regularidade necessárias, pelas pessoas em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade de Campo Grande” afirma Rodrigo Terra, secretário da Sidagro.

Sobre o Programa

O Programa Alimenta Brasil tem como finalidade incentivar a agricultura familiar, promovendo a inclusão econômica e social dos agricultores familiares mais pobres, além de promover o acesso à alimentação, em quantidade, qualidade e regularidade necessárias, pelas pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Entregues ao Banco de Alimentos do município, os alimentos foram doados às famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional, cadastradas na rede socioassistencial pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS). A lista completa de alimentos do antigo PAA somava mais de 60 itens, entre eles frutas e hortaliças.