23.8 C
Campo Grande
terça-feira, 30 de abril, 2024
spot_img

Aumento de casos gripais fazem com que município de MS retorne toque de recolher

Medida passa a valer a partir de hoje (7)

Foi anunciado nesta sexta-feira (7) pela prefeitura de Ribas do Rio Pardo, município localizado a 98 Km da Capital, o retorno do toque de recolher a partir de hoje, que passa a vigorar das 22h às 5 horas da manhã de segunda a quinta e nas sextas, sábados e domingos a partir das 23h, com vigência inicial por 10 dias, podendo haver mudanças conforme a situação da pandemia na região.

Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Ribas do Rio Pardo nesta quinta (6), o número de registros de infectados pela covid-19 saltou de zero pra 56 casos confirmados e 44 em investigação, além desses, a Vigilância Sanitária informou que Ribas tem registro de 10 casos da Gripe A – H3N2. 

A medida foi divulgada em decreto publicado no DIRIBAS (Diário Oficial de Ribas) desta sexta-feira, sendo decidida após reunião entre membros do Comitê de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 do município, composto por entidades civis e públicas, entre elas associação comercial e vereadores.

Outras medidas para atender a população em relação ao aumento de casos de covid e gripais já foram tomadas pela prefeitura, entre elas o retorno da Central Covid-19, posto exclusivo para pacientes com síndromes respiratórias, atendendo agora em espaço maior  no Centro Social Brasil Criança Cidadã. Outra iniciativa foi a convocação, no primeiro dia útil do ano, dos candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado da área da saúde.

As autoridades de saúde fazem apelo para que a população não abandone as medidas de biossegurança e se mantenham firme na luta contra a proliferação dos vírus, tanto o cornavírus como a H3N2.

“É necessário que a população respeite as medidas sanitárias. O distanciamento social, higienização das mãos, uso de máscaras e vacinação são atitudes eficazes contra a transmissão dos vírus para que voltemos à normalidade o quanto antes, caso contrário, o Município terá que adotar medidas mais rígidas e restritivas, para evitar a propagação da doença”, enfatizou o Secretário de Saúde, Matheus Bolis Fatin, “

Fale com a Redação