No fim desta semana mais duas cidades de Mato Grosso do Sul optaram pelo retorno de decretos que estabelecem medidas de restrições, entre elas estão Aparecida do Tabuado e Bataguassu, a decisão se deve ao aumento expressivo de novos casos de covid. No inicio da semana Itaporã já havia retomado ações na tentativa de frear o contágio.
Um dos maiores destaques no município de Aparecida do Tabuado é a proibição da realização de eventos e festas, além do retorno da obrigatoriedade do distanciamento de 2 metros entre mesas em bares, restaurantes e similares. No comércio e estabelecimentos em geral fica estabelecido a aferição de temperatura corporal na entrada e, ainda limitação de 50% na capacidade e, por fim a proibição do acesso de pessoas com temperaturas acima do estabelecido pela saúde pública.
Velórios poderão ser realizados com limitação de 20 pessoas e com duração máxima de quatro horas, exceto em residências, no qual o horário limite de 18h. Nas cerimônias, o consumo de alimentos fica limitado ao café ou chá servidos em copos descartáveis. Servidores públicos com mais de 60 anos ou comorbidades podem voltar ao regime de teletrabalho.
Os decretos não possuem validade e devem ser estabelecidos conforme análise da gestão municipal, tendo em vista a condição sanitária da cidade.
Bataguassu
Já em Bataguassu, as novas medidas entram em vigor a partir de domingo (16) e devem se encerrar no próximo dia 30 de janeiro. No período ficará proibido eventos, visitações, atrações artísticas e esportivas. Também foram suspensos o funcionamento de áreas comuns de condomínios e eventos particulares, bem como, a realização de feiras e ‘rodas’ de tereré e narguilé.
Fica também estabelecido o controle da entrada de pessoas a estabelecimentos, limitado em 50% e monitoramento de distanciamento de 2 m de distância mínima.
Para o funcionamento de bares, boates, clubes e hotéis será necessário novamente a apresentação de plano de biossegurança protocolado, não ultrapassando 70% da capacidade de ocupação do local.




















