Publicado em 09/08/2017 14h43 – Atualizado em 09/08/2017 14h43
Comando Militar do Oeste terá novo comandante nesta sexta (11)
Recém-promovido à general de quatro estrelas, Freitas está vindo do comando da 5ª Divisão de Exército (Paraná/Santa Catarina)
Da redação
Na próxima sexta-feira, dia 11, o General de Brigada José Carlos Braga de Avellar, Comandante Militar do Oeste interino passará o Comando Militar do Oeste (CMO) para o General de Exército José Luiz Dias Freitas. A formatura militar será realizada no Campo de Parada General Plínio Pitaluga, no Complexo do CMO, com início previsto para às 10h30.
O comandante sucessor, General Freitas, é oriundo da arma de Cavalaria e incorporou às fileiras do Exército em 1976. Em Mato Grosso do Sul, já serviu no 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Ponta Porã). O General Freitas nasceu no dia 30 de outubro de 1957, na cidade de Uruguaiana (RS). Foi promovido ao posto atual em 31 de julho de 2017. Antes de ser nomeado para assumir o comando do CMO, estava comandando a 5ª Divisão de Exército (Curitiba/PR).
Possui os cursos de Formação e de Aperfeiçoamento de Oficiais da Arma de Cavalaria, os cursos de Altos Estudos Militares e de Política Estratégia e Alta Administração do Exército, ambos da Escola de Comando e Estado Maior do Exército e o Curso de Manutenção de Material de Motomecanização, da Escola de Material Bélico.
Durante a sua vida militar, dentre outras funções exercidas, foi instrutor da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, no Rio de Janeiro (RJ), Chefe do Estado-Maior do Comando da 15ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Cascavel (PR), Comandante da Escola de Material Bélico, no Rio de Janeiro (RJ), Oficial do Gabinete do Comandante do Exército, em Brasília (DF), em duas oportunidades, e Adido Naval e do Exército junto à Embaixada do Brasil na República do Equador. Como oficial general, foi Comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, sediada em Ponta Grossa (PR); Chefe do Gabinete do Estado Maior do Exército; Chefe do Centro de Doutrina do Exército, Terceiro Subchefe do Estado-Maior do Exército e Subcomandante de Operações Terrestres, cargos exercidos em Brasília (DF).
O General Avellar, continuará na chefia do Estado-Maior do Comando Militar do Oeste. É oriundo da arma de Cavalaria e incorporou às fileiras do Exército em 25 de fevereiro de 1980, na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ). Foi promovido ao posto atual em 31 de dezembro de 2014.
Histórico CMO
Com a criação do Governo das Armas em 1821, no Estado de Mato Grosso, surgiu o Comando Militar do Oeste, com outras denominações: Inspeção Permanente da 13ª Região; Circunscrição Militar; 9ª Região Militar e 9ª Divisão de Exército. Somente em 1985 foi denominado Comando Militar do Oeste.
O CMO abrange os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o município de Aragarças, estado de Goiás. É responsável pela área territorial de cerca de 1.250.000 km², fazendo fronteira com a Bolívia e o Paraguai. Dispondo de organizações militares blindadas, mecanizadas, motorizadas e de fronteira, que vão desde a engenharia à aviação.
Os princípios que regem o CMO são: defender a Pátria, garantir os Poderes Constitucionais, a Lei e a Ordem, proteger e impedir ameaças às fronteiras e auxiliar a Defesa Civil, quando solicitado por autoridades competentes.












