Vacinação contra HPV é ampliada para pessoas entre 15 e 26 anos

210

Publicado em 18/08/2017 06h51

Vacinação contra HPV é ampliada para pessoas entre 15 e 26 anos

Anúncio foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) ontem (17). Liberação para essa faixa etária vale a partir desta sexta-feira (18).

G1 MS

A vacinação contra o HPV (Papiloma vírus humano) foi ampliada e liberada para pessoas entre 15 e 26 anos em Campo Grande, conforme anunciou ontem (17) a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

População dessa faixa etária, de ambos os sexos, pode procurar qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou de Saúde da Família (UBSF) da capital sul-mato-grossense a partir desta sexta-feira (18). As salas de vacina funcionam das 7h às 11h e das 13h às 17h (de MS).

Segundo a Sesau, a ampliação da faixa etária da vacinação contra o HPV é temporária e só enquanto durarem os estoques nas salas de vacina. Em Campo Grande, 11 mil doses estão distribuídas nas unidades de saúde e 3.780 ainda estão na câmara fria da Sesau e serão distribuídas nos próximos dias.

O esquema vacinal para essa faixa etária consiste em três doses, sendo a segunda realizada com dois meses após a primeira e a terceira no sexto mês. A rotina de uso desta vacina nos grupos prioritários (meninas 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos) continua intensificada e com vacinação nas escolas da rede municipal e estadual da cidade.

Desde janeiro de 2017, 11.023 jovens tomaram a vacina, sendo 1.742 em julho e 1.292 neste mês de agosto, de acordo com a Sesau. A vacina contra o HPV é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, pênis, orofaringe e ânus.

A ampliação da faixa etária para a vacinação contra o HPV foi autorizada pelo Ministério da Saúde e ocorreu porque as coberturas vacinais continuam muito abaixo da meta, de acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Mariah Barros.

A vacinação ainda ocorre para homens e mulheres de 9 a 26 anos, vivendo com HIV/Aids.

Fazem parte do público alvo de vacinação contra HPV, meninas de 9 a 15 anos incompletos e meninos de 11 a 15 anos incompletos. (Foto: Reprodução)