Morre ex-governador de Mato Grosso do Sul, Pedro Pedrossian

285

Publicado em 22/08/2017 06h22

Morre ex-governador de Mato Grosso do Sul, Pedro Pedrossian

Pedrossian morreu em casa, na madrugada desta terça-feira (22), em Campo Grande.

Da redação

O ex-governador de Mato Grosso do Sul, Pedro Pedrossian, de 89 anos, morreu na madrugada desta terça-feira (22), em Campo Grande.

A informação foi confirmada por familiares. Ele morreu em casa por volta das 3h30, estava debilitado. A causa da morte não foi informada.

O velório de Pedro Pedrossian será realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes, na capital sul-mato-grossense. A família ainda não sabe o horário que o velório irá começar.

História

Pedro Pedrossian nasceu no dia 13 de agosto de 1928 em Miranda (MS), filiado ao Partido da Mobilização Nacional (PMN).

Filho de João Pedro Pedrossian e Rosa Pedrossian, ambos de origem armênia, formou-se em engenharia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo.

Trabalhou na Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, em Três Lagoas. Em outubro de 1965 foi eleito governador do então estado de Mato Grosso, antes da divisão.

Em novembro de 1980, foi o terceiro governador nomeado para Mato Grosso do Sul, por ato do então presidente da República João Figueiredo. Para assumir o governo, renunciou ao mandato de senador.

Foi condecorado com a medalha do Pacificador, do Exército Brasileiro, e com a Ordem do Mérito Aeronáutico. Em suas administrações foram criadas a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), sediada em Cuiabá, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), sediada em Dourados, e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com sede em Campo Grande.

Anos depois, Pedro Pedrossian foi eleito e governou o estado entre 1991 e 1994. Ele deixa Maria Aparecida Pedrossian, com quem era casado, filhos e netos.

Pedro Pedrossian (Foto: Glauber Laender/
Arquivo 11-10-2011)