Governo aprova proposta de privatização da Eletrobras

239

Publicado em 23/08/2017 19h20

Governo aprova proposta de privatização da Eletrobras

g1

Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), órgão do governo Michel Temer que discute privatizações e concessões, aprovou nesta quarta-feira (23) a proposta do Ministério de Minas e Energia de privatizar a Eletrobras, estatal do setor elétrico.
A informação foi dada pelo ministro de ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, durante entrevista no Palácio do Planalto após a reunião do conselho do PPI. O presidente Michel Temer participou do encontro.
Nesta semana, o ministério de Minas e Energia havia informado que a proposta de privatizar a Eletrobras seria levada ao conselho do PPI na reunião desta terça. Após o encontro, Coelho Filho foi questionado sobre o que foi decidido e respondeu que o PPI aprovou a privatização.
“O conselho aprovou sim o prosseguimento do plano de desestatização da Eletrobras”, disse.
“Agora, de forma formal, se inicia o trabalho dessa modelagem que já vem sendo discutida por técnicos dos ministério de Minas e Energia, Planejamento e Fazenda. A nossa expectativa é que nos próximos dias a gente possa estar com isso fechado e chancelado pelo presidente”, completou o ministro.
A modelagem a que Coelho Filho se refere é a que será usada na operação de venda da estatal. A privatização ocorrerá porque o governo vai vender parte das ações da Eletrobras que estão em seu poder e, com isso, deixará de ser o acionista controlador da empresa.
Entretanto, a proposta prevê que a União continuará acionista da Eletrobras e ainda contará com uma “golden share”, uma mecanismo que permite a um acionista vetar certos tipos de decisão mesmo não tendo o controle da empresa.
Além disso, o ministro de Minas e Energia já havia anunciado que a hidrelétrica de Itaipu, administrada pelo Brasil em conjunto com o Paraguai, e a Eletronuclear, subsidiária que administra os projetos no setor de energia nuclear, ambas parte do grupo Eletrobras, não farão parte da privatização e, portanto, continuarão sob controle do governo.

Governo aprova proposta de privatização da Eletrobras