Publicado em 27/08/2017 09h25
Carreta da Justiça inicia atendimentos amanhã em Douradina
Moradores podem resolver problemas judiciais de forma gratuita
Da redação
A Carreta da Justiça inicia amanhã atendimentos em Douradina, após ter passado pela cidade de Juti. População poderá resolver problemas judiciais de forma gratuita nem frente a Praça Ana Rosa da Silva, onde carreta ficará estacionada até do dia 1º de setembro.
Moradores podem procurar a justiça para serviços jurídicos das áreas cível e criminal, como conversão de união estável em casamento, exames de DNA, divórcios, dissolução de união estável, pedidos para receber ou parar de pagar pensão alimentícia e reconhecimento de paternidade, além de audiências cíveis e criminais que já estão pautadas.
Em Juti, foram atendidas 16% da população de cerca de seis mil habitantes, de acordo com o IBGE, e esses números representam um novo recorde, já que a média é de 10%.
O grande sucesso se deve ao amplo apoio da prefeitura municipal, como conta o juiz Luiz Felipe Medeiros Vieira, responsável pela Carreta.
“Juti foi um recorde de atendimento. A prefeitura encampou a ideia, viabilizando o transporte das pessoas da zona rural e das aldeias, e a população aproveitou a oportunidade para regularizar sua situação e resolver seus problemas. Foi um sucesso absoluto e houve muita receptividade da população e da prefeita Elizangela Martins Biazotti dos Santos”, relatou o juiz.
Nestes quatro dias de atendimento da Carreta da Justiça foram feitos 124 reconhecimentos de união estável e conversão em casamento, cinco divórcios, dois pedidos de guarda e visita, dois de investigação de paternidade, três coletas de DNA, 86 atendimentos de consultas e orientações processuais e 75 atendimentos da Defensoria Pública, parceira desta ação.
A Carreta da Justiça também realizou serviços da justiça eleitoral e foram expedidos 22 títulos de eleitor, 26 transferências de domicílio, além de 182 cadastros de biometria.
Durante os atendimentos foram abertas 134 novas ações judiciais e realizadas as audiências cíveis e criminais, anteriormente marcadas para esta semana.
A Carreta da Justiça faz parte do Programa Judiciário em Movimento, que tornou 100% dos municípios sul-mato-grossenses sedes de comarcas.
Próximas comarcas a receberem a carreta:
-
Santa Rita do Pardo (11 a 15 de setembro);
-
Selvíria (18 a 22 de setembro)
-
Paraíso das Águas (2 a 6 de outubro);
-
Jaraguari (6 a 10 de novembro)
-
Figueirão (20 a 24 de novembro); e
-
Alcinópolis (27 de novembro a 1º de dezembro).
Para o ano de 2018, Ladário será a primeira a receber a Carreta da Justiça, de 29 de janeiro a 2 de fevereiro.




















