Publicado em 03/09/2017 15h56
Conselho de Segurança da ONU se reúne após teste da Coreia do Norte
País asiático fez seu sexto treinamento com bomba de hidrogênio hoje
R7
O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) vai se reunir na manhã desta segunda-feira após o novo teste de uma bomba de hidrogênio pela Coreia do Norte. A informação é da missão americana da ONU, que divulgou um comunicado oficial neste domingo (3).
O encontro é fruto de um pedido conjunto feito pelos Estados Unidos, Japão, Reino Unido, França e Coreia do Sul.
Mais cedo, o secretário-geral da ONU, António Guterrez, condenou o “teste nuclear rasteiro da República Democrática da Coreia do Norte”.
Segundo Guterrez, “esse ato é outra séria violação das obrigações internacionais da Coreia do Norte e mina os esforços internacionais de não-proliferação e desarmamento. Esse ato é também profundamente desestabilizador para a segurança regional. A Coreia do Norte é o único país que continua a quebrar as normas de testes nucleares com explosões”.
O secretário-geral diz ainda que “reitera o pedido para que o líder da Coreia do Norte cesse esse tipo de ato para cumprir complemtanete com suas obrigações internacionais submetidas às resoluções do Conselho de Segurança”.
A Coreia do Norte conduziu seu sexto e mais potente teste nuclear neste domingo. Trata-se de uma avançada bomba de hidrogênio que pode ser embutida em um míssil de longa distância (intercontinental).




















