Sejusp lança hoje o programa“Escola Segura, Família Forte”

238

Publicado em 04/10/2017 06h41

Sejusp lança hoje o programa “Escola Segura, Família Forte”

PM ativará sistema de ronda para unidades educacionais. A solenidade de lançamento acontece hoje às 14h30 na praça do bairro Estrela do Sul.

Da redação

O governo do Estado lança nesta quarta-feira (4) um programa para reforçar a segurança em escolas estaduais e municipais de Campo Grande, denominado “Escola Segura, Família Forte”. O lançamento acontece às 14h30 na praça do bairro Estrela do Sul.

O programa “Escola Segura, Família Forte”,será executado em parceria entre as secretarias estaduais de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e de Educação (SED), e acompanhado pela Comissão Andina de Fomento (CAF), Banco de Desenvolvimento da América Latina, que vai avaliar gratuitamente o impacto das medidas na redução da criminalidade no ambiente escolar.

No projeto piloto, serão empregados 20 policiais militares e cinco viaturas para policiamento preventivo, para atendimento das unidades educacionais municipais e estaduais, nos três turnos, escolhidas pela CAF, onde os resultados serão mensurados.

Além das rondas preventivas e ostensivas, o programa Escola Segura, Família Forte contará com uma vertente pedagógica que dará assistência à comunidade, uma vez que ele foi elaborado com a finalidade de coordenar as ações de todos os projetos de prevenção já existentes na área da segurança pública, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), Projeto Bom de Bola, Bom na Escola, Banda Mirim, Projeto Reação, Centro Educativo de Múltiplas Atividades de Trânsito (CEMATRAN), Projeto Florestinha, Bombeiros do Amanhã, Polícia Civil – Prevenção e Educação, Dicas de Segurança, Delegado Teen, Cidadão do Amanhã, Guerreiros Sem Farda, Polícia Civil – Você Muda o Mundo e outros.

O comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), coronel Renato Tolentino Alves, informou que inicialmente, cada unidade da Capital receberá uma viatura e relação de escolas que devem ser atendidas, onde os policiais atuaram de forma dedicada no ambiente escolar, e no entorno da unidade educacional, com rotinas pré-definidas, explicou Tolentino.

“As equipes estarão nas ruas a partir das 6h30, atendendo as ocorrências ligadas às escolas, bem como participando e interagindo com a comunidade escolar, finalizando os trabalhos após a saída dos alunos do período noturo, por volta das 23h”, frisou o comandante do CPM.

Orientação pedagógica

Além do trabalho operacional de policiamento, o Escola Segura, Família Forte terá vertente educacional, explicou o professor e coordenador do Programa, Valson Campos dos Anjos. Será feito mapeamento das necessidades básicas dos alunos para direcioná-los ao atendimento em todos os serviços oferecidos pelo poder público. “Queremos otimizar todos os recursos públicos existentes para as escolas”, frisou.

As propostas para criação do programa foram discutidas em conjunto com diretores, pais e alunos em eventos que reuniram cerca de mil pessoas na Capital. A elaboração do plano de trabalho incluiu também conversa com as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros de MS e Guarda Municipal de Campo Grande.

Segundo o coordenador, o programa vem de encontro às necessidades reais das escolas e sua implementação é responsabilidade de todos os envolvidos com a Educação. A intenção é que as ações sejam planejadas em conjunto. “Será um esforço para evitar que todos os problemas que ocorrem nas escolas acabem culminando na segurança pública”, explicou.

Programa encabeçado pelo Governo tem por objetivo garantir a segurança nas escolas públicas da Capital e deverá se estender para os municípios do interior de MS.