Campo Grande será palco do 1º Simpósio de Bioenergia de Mato Grosso do Sul

523
A bioenergia é produzida por meio da biomassa, que pode ser de origem vegetal, como o milho. (foto: Reprodução)

Campo Grande vai sediar no dia 10 de junho o Simpósio de Bioenergia do Mato Grosso do Sul, que tem como objetivo a discussão do atual cenário e as perspectivas da bioenergia no Mato Grosso do Sul e Brasil. O evento acontecerá no formato presencial no auditório da Casa da Indústria – Fiems, reunindo os principais elos do segmento, desde produtores, fornecedores de cana, instituições e lideranças políticas.

O evento está sendo promovido pela a União Nacional da Bioenergia (UDOP), em parceria com a Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul) e Federação das Indústrias do estado (Fiems), e tem como público-alvo profissionais que atuam direta ou indiretamente no setor, bem como a mídia e formadores de opinião a cerca de um tema tão importante para as questões ambientais, tão bem preservadas neste estado que abriga uma das maiores biodiversidades do país.

Entre os nomes que já confirmaram a presença estão: o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; o governador de MS, Reinaldo Azambuja; presidente da Fiems, Sérgio Longen; presidente da Biosul e da UDOP, Amaury Pekelman; e a deputada Federal Tereza Cristina, que na oportunidade receberá uma homenagem do setor sucroenergético em reconhecimento à sua contribuição, sem precedentes, pelo desenvolvimento do setor enquanto atuou como Ministra da Agricultura no Governo do presidente Jair Bolsonaro.

Para se inscrever, gratuitamente, os interessados deverão preencher a ficha de inscrição clicando aqui.

Programação

Conforme a programação, após a solenidade de abertura o Simpósio terá o painel sobre as “Tendências da mobilidade sustentável e o mercado de carbono”, com moderação do presidente do Fórum Nacional Sucroenergético, Mário Campos Filho. O painel começa com duas palestras: “Cenários de Transição Energética”, por Plínio Nastari, presidente/fundador da Datagro; e “Tendências da mobilidade sustentável”, com Pablo Di Si, Executive Chairman da Volkswagen América Latina.

Na sequência do painel, os participantes assistirão a um debate com a participação, ainda, de: Evandro Gussi, Presidente da Unica; Jaime Elias Verruck, Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar – (Semagro); Henry Joseph Junior, Diretor Técnico da Anfavea; e Pietro Adamo Sampaio Mendes, Secretário-Adjunto da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME.

O último painel do simpósio terá como tema central “O Futuro das Energias Renováveis”, com moderação de Plínio Nastari, presidente/fundador da Datagro. O painel começa com a palestra sobre o tema central, conduzida por: Rodolpho Caesar Mangialardo, Diretor Regional do Senai, seguida de um debate com a “Visão dos empresários do setor da Bioenergia”, com a participação já confirmada de: Geovane Dilkin, CEO da BP Bunge; Gustavo Aurvalle Alvares, Presidente do Grupo Atvos; Renato Junqueira Santos Pereira, Vice-Presidente de Açúcar, Etanol e Energia da Adecoagro; e um representante do Grupo Raízen.