23.8 C
Campo Grande
sábado, 10 de maio, 2025
spot_img

Chuva alaga ruas e casas, derruba árvores e causa transtornos na Capital

25/11/2014 19h00

Chuva alaga ruas e casas, derruba árvores e causa transtornos na Capital

Campo Grande News

Devido a forte chuva que atinge Campo Grande, na tarde desta terça-feira (25), ruas da região dos bairros Cidade Morena, Canguru, Marajoara e Bálsamo, entre outros, ficaram completamente alagadas. O volume da água é tão grande que invadiu residências e motoristas tiveram dificuldade para trafegar com veículos. Também houve queda de árvore no Jardim Centenário em decorrência das rajadas de vento de até 47 quilômetros por hora.

As ruas mais atingidas foram a Florestal, Ubirajara, Guarani e Salmorão, no Bairro Cidade Morena. Entres elas, vias asfaltados e sem asfalto, que não possuem boeiros para o escoamento da água da chuva.

A costureira Edilaine Braga, de 34 anos, construiu uma rampa em frente de casa para a água não entrar. Apesar da medida, a água voltou a invadir sua casa nesta tarde. “Toda vez que chove é a mesma. A prefeitura disse que no dia 10 de dezembro irá concluir as obras de pavimentação e posteriormente colocar boeiros nas ruas. A esperança é de que eles arrumem isso”, explicou.

A dona de casa Neide Maria Clementina, 43, é a moradora que enfrentou o maior problema. Toda a água da chuva que desce da Rua Salmorão vai para dentro da sua casa, localizada no final da via. “Faz sete anos que enfrento esse problema. Já perdi móveis como sofá, guarda-roupa e geladeira. Espero que os próximos prefeitos olhem com mais carinho para a gente”, comentou.

Já a operadora de caixa Andreina Carvalho, 26, contou que os carros não conseguem passar pelas ruas alagadas. “Aqui na Rua Florestal é complicado, a água passa do meio fio e os motoristas dão meia volta com medo de ficar no meio da lama”, destacou.

No Rua Itaituba, no Jardim Centenário, uma árvore caiu por conta da chuva desta tarde. Conforme o Corpo de Bombeiros o tipo de solo da região pode ter contribuído para a queda. Os militares tiveram que acionar a Enersul para desligar os fios de energia que também caíram na via.

A rua foi interditada para o serviço dos bombeiros. Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meterogologia) durante a tarde as rajadas atingiram 47 quilômetros por hora, e isso também contribuiu para a queda da árvore.

Ao todo, choveu 54 milímetros nos bairros próximos ao Shopping Norte Sul Plaza. Na região da Vila Carlota, somou-se 44 milímetros de água. Já nas Moreninhas foram registrados 44,25 milímetros.

A média para todo o mês é de 206 milímetros. Somente nesta terça-feira choveu 25% do total esperado para o mês. Desde o dia 1º d dezembro até a data de hoje choveu 191 milímetros, ou seja 92,7% do esperado até o final do mês.

Previsão – O Inmet prevê que a chuva deverá continuar em Mato Grosso do Sul nos próximos dias. Amanhã, deverá chover forte em pontos isolados do Estado. A temperatura oscila entre 21ºC e 33º C.

Até sábado, segundo o instituto, a chuva será isolada e deverá atingir todas as regiões do Estado. Os termômetros vão marcar entre 19ºC e 33ºC.

Na Rua Catiguá, enxurrada alaga rua e prejudica tráfego de veículos (Foto: Alcides Neto)

No Bairro Cidade Morena, as ruas ficaram alagadas. (Foto: Alcides Neto)

Bombeiros foram acionados para retirar árvore que caiu em rua do Jardim Centenário. (Foto: Paulo Francis)

Ruas sem pavimentação também ficaram alagadas hoje (Foto: Alcides Neto)

Fale com a Redação