Chefiada pelo Coronel da PM, Waldir Ribeiro Acosta, a Assessoria Militar da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS) completou dois meses de trabalhos operacionais e administrativos. Para ele, a atuação da equipe, composta por sete policiais militares fixos e devidamente capacitados dentro da legislação, tem colhido resultados positivos e comprovando a sua importância para o devido sucesso da fiscalização no transporte intermunicipal e no combate ao clandestino nas rodovias de todo o Mato Grosso do Sul.
A Assessoria Militar foi criada pelo Decreto Estadual de número 15.796, de 27 de outubro de 2021. Inicialmente composta apenas pelo próprio Coronel, o grupo foi sendo ampliado desde a sua criação até atingir a formação atual e, no último dia 4 de junho, fez 60 dias de operação completa. Durante esse período na Agência, os policiais do efetivo participaram de 42 barreiras de fiscalização e orientação em conjunto com os fiscais da AGEMS.
Dessas ações, 667 veículos foram abordados, 56 autuados e 7 apreendidos por apresentarem irregularidades. De acordo com Waldir Acosta, além da fiscalização dos transporte de passageiros, também são flagradas nas operações de barreiras em rodovias casos de tráfico de drogas, foragidos da justiça, contrabando, entre outros crimes. “Houve já, por duas vezes, fuga por parte dos motoristas abordados. E com o suporte da nossa assessoria militar eles foram alcançados alguns quilômetros depois e multados”, contou.
Para o Coronel, que ao longo de sua carreira na corporação chegou a ser o comandante geral da PMMS, essa nova função é muito gratificante, de responsábilidade e que traz segurança para a população que precisa viajar entre uma cidade e outra. “É um trabalho essencial para dar segurança aos fiscais da AGEMS, ao motorista e também aos passageiros, que têm na abordagem da Agência de Fiscalização um comprometimento pela legalidade do transporte que utiliza”.
Em sua avaliação, o objetivo da Assessoria Militar foi atendido dentro AGEMS, além disso, a expectativa agora é ampliar o número de policiais da equipe. “Nós buscamos melhorar a nossa produtividade, o trabalho em equipe com iniciativa e novas estratégias, sempre visando melhorar o atendimento à nossa sociedade. Queremos destacar a qualidade dos nossos policiais militares e fiscais, que são excelentes profissionais comprometidos com nosso Estado”.
Por fim, o Coronel Waldir Acosta reforça aos motoristas que agem de forma clandestina no transporte de passageiros intermunicipais, que busquem pela regularização do serviço e evitem as penalidades impostas pela lei. “Quero dizer para vocês, que são responsáveis pelo transporte de passageiros, que não precisa ficar na ilegalidade. Basta procurar pela AGEMS, tenho certeza de serão bem recebidos e orientados para que possam prestar o serviço da forma correta, legalizada, como deve ser”, finalizou.
Segundo o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, a Agência Reguladora tem executado novas estratégias para modernizar e potencializar a fiscalização no transporte intermunicipal de passageiros. “Com a presença dos policiais militares sob o comando do Coronel Waldir, o trabalho da nossa equipe de fiscalização ficou muito mais seguro. Juntos estamos seguindo no mesmo objetivo que é entregar à nossa população um transporte com mais qualidade”, afirmou.




















