“Eu nem percebi!”. Foi essa a explicação apresentada pelo vereador Gilmar da Cruz (Republicanos) ao site Enfoque MS diante da gafe que cometeu em seu discursso na tribuna da Câmara Municipal de Campo Grande, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (09). Na ocasião, ao falar sobre a campanha eleitoral deste ano, o político citou que está “caminhando pelo estado do Mato Grosso” para ouvir a população.
Apesar de o erro ter parecido ‘algo simples e de fácil correção’, a população sul-mato-grossense não perdoou a gafe do parlamentar e imediatamente transformou o episódio em um viral nas redes sociais, com intensas críticas a Gilmar da Cruz. Há anos, é conhecido por tudos que residem ou passam por MS a crítica diante de quem troca o nome dos dois estados.
Por telefone, o vereador demonstrou pouca preocupação com o fato de ter trocado o nome dos dois estados. Em sua versão, alegou que não percebeu o momento. “A gente pensa mil e uma coisas e nem percebe”, se justificou, por telefone. “Foi algo imperceptivel”, complementou depois. Ele é pré-candidato a deputado federal.
Sem dar muita atenção aos fatos, Gilmar da Cruz também afirmou que não ficou sabendo sobre a repercussão negativa entorno de seu nome diante da falha. “Eu procuro nem ver isso (redes sociais)”, citou. Quesstinado se gostaria de apresentar uma retratação para a sociedade campo-grandense que o elegeu, ele desconversou e afirmou apenas que “só isso está bom!”.
Na fala, na tribuna, o vereador disse: “Venho caminhado no estado do Mato Grosso. Estou ouvindo a população, vendo quais são os problemas do nosso Estado e sabendo que nosso Estado do Mato Grosso do Sul pode ser um Estado de ponta no nosso País”. Além disso, aproveitou para dizer que está torcendo para que o presidente da Casa de Leis, vereador Carlão (PSB), seja escolhido como vice-governador da chapa do pré-candidato Eduardo Riedel (PSDB). “Nós, do Republicanos, estamos sim unidos ao Riedel e torcendo que ele, tendo Vossa Excelência sendo vice, vou estar trabalhando com muito mais vontade”, disse.
Veja o vídeo de sua fala:
Gilmar Neri de Souza, o popular Gilmar da Cruz, não é sul-mato-grossense de origem. Conforme descreve a sua biografia disponibilizada no site da Câmara Municipal, ele nasceu em Poá (SP) e há muitos anos reside em Campo Grande. Foi eleito vereador pela primeira vez em 2012, reeleito em 2014 e mais uma vez em 2020, quando obteve 4.195 votos.
Ainda em sua história de vida, cita que aos 24 anos de idade deixou sua profissão de extrusor para seguir carreira missionária como pastor da Igreja Universal do Reino de Deus e, em Mato Grosso do Sul, dedicou-se, além do trabalho missionário, em projetos sociais.




















