Temer faz reunião no Planalto para discutir nova versão do texto da reforma da Previdência

268

Publicado em 08/11/2017 10h18

Temer faz reunião no Planalto para discutir nova versão do texto da reforma da Previdência

Presidente da Câmara, ministro da Fazenda, secretário da Previdência e relator do texto participam do encontro. Segundo blog do Valdo Cruz, Temer quer analisar ‘até onde dá para negociar’.

G1

Em um esforço para evitar o sepultamento da reforma da Previdência Social, o presidente Michel Temer se reuniu na manhã desta quarta-feira (8), no Palácio do Planalto, com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. O encontro durou cerca de uma hora, mas ninguém falou ao final da reunião.

Assessores do Planalto disseram ao Blog do Valdo Cruz nesta quarta que o presidente pretendia discutir com os deputados e com os integrantes de sua equipe “até onde dá para negociar a proposta que está na Câmara e fechar um novo texto para levar aos líderes dos partidos aliados”.

A convocação de Maia e Meirelles ao Planalto foi uma reação as idas e vindas protagonizadas pelo governo nesta terça-feira (7) em torno da reforma.

Em entrevista ao colunista do G1 e da GloboNews Valdo Cruz, o presidente da República chegou a admitir que, “sozinho”, não conseguiria aprovar as alterações previdenciárias.

Ao final do dia, sob o reflexo de declarações dúbias de Temer e de integrantes do palácio, o mercado reagiu negativamente. O dólar subiu, e a bolsa de valores caiu.

Diante do impacto no mercado, Temer divulgou um vídeo na noite desta terça afirmando que tem “toda a energia” voltada para a reforma da Previdência.

Nesta quarta, dia seguinte à divulgação do vídeo no qual o peemedebista disse que está empenhado na negociação do tema, o dólar abriu o dia em queda.

A reunião

Além de Rodrigo Maia e Henrique Meirelles, também participaram do encontro desta quarta-feira o secretário de Previdência Social, Marcelo Caetano, e os deputados, Arthur Maia (PPS-BA) e Carlos Marun (PMDB-MS).

Arthur Maia relatou a reforma da Previdência na comissão especial criada na Câmara para debater o assunto. Um dos principais integrantes de “tropa de choque de Temer, Marun foi o presidente da comissão.

Temer convocou Maia e Meirelles ao Planalto para discutir novas possibilidades para reforma da previdência.