Audiência pública debate mudanças na previdência estadual

221

Publicado em 12/11/2017 19h43

Audiência pública debate mudanças na previdência estadual na próxima terça

Projeto do governo prevê aumento da contribuição de 11% para 14%

Da redação

Audiência pública, na terça-feira (14), debate o projeto de reforma da previdência estadual na sede da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), em Campo Grande. O encontro foi proposto pelo deputado Amarildo Cruz (PT).

De acordo com o parlamentar, marcou a audiência com a intenção é dar espaço às diversas categorias para debater o tema, além de solicitar que a Ageprev (Agência de Previdência do MS) explique os motivos das mudanças na lei.

“Temos que abrir espaço para que os servidores estaduais possam dizer o que acharam da proposta, além de fazer suas sugestões. Além disso representantes da Ageprev precisam explicar os pontos da reforma e mostrar os cálculos que levaram a este rombo”, frisou o deputado.

Previsto para às 13h30, o evento teve seu local alterado em decorrência da reforma na Assembleia Legislativa. Com isso, ele será realizado em parceria com o Fórum dos Servidores no auditório da Fetems na Rua 26 de Agosto, nº 2296, no Bairro Amambai.

A proposta do governo aumenta a contribuição dos servidores de 11% para 14% e a patronal de 22% para 28%. Na previsão do governo, a mudança irá reduzir o déficit previdenciário mensal, estimado em R$ 83,7 milhões, em 41%.

Outra mudança é que para os novos servidores que entrarem depois da reforma, terão um teto definido para aposentadoria de R$ 5,2 mil, estipulado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Quem quiser receber a mais do que esta quantia, deverá aderir a um contribuição complementar ou buscar a previdência privada

Amarildo Cruz (PT) propôs discussão da proposta por audiência pública