25.8 C
Campo Grande
terça-feira, 4 de novembro, 2025
spot_img

Penitenciária Federal de Campo Grande recebe detentos envolvidos com facções do RS

A Penitenciária Federal de Campo Grande está recebendo nesta quinta-feira (15) detentos ligados ao crime organizados e que estão sendo transferidos de unidades penais do Rio Grande do Sul. Além da Capital, também foram encaminhados detentos para os estabelecimentos federais Rio Grande do Norte (Mossoró) e Rondônia (Porto Velho). Ao todo, são 13 detentos, cujos nomes não foram divulgados por questões de segurança.

Todos são apontados como líderes de facções diferentes no Rio Grande do Sul, sendo que uma delas foi criada dentro de prisões de Porto Alegre, e outras nascidas na Vila Cruzeiro, Bom Jesus e Vale do Sinos, interior do Estado. Os grupos têm entrado em conflito e pelo menos 29 detentos já morreram e outros 42 ficaram feridos desde o final de junho.

Para a transferência, uma mega-operação foi deflagrada desde a madrugada. Batizada de Operação Império da Lei IV, a ação começou por volta das 4h, quando os detentos, que estavam na Pasc (Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas) e na Pmec (Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas), passaram por revista e realizaram teste de covid-19, sendo todos negativos.

A partir das 6h, em um comboio único, 30 viaturas percorreram o trajeto de 55 quilômetros até o Batalhão de Aviação, ao lado do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Os presos foram  entregues aos agentes do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) e embarcaram no avião da PF (Polícia Federal).

Todos os 12 detentos respondem por homicídios, sendo um deles investigado por 23 assassinatos. Outro responde por latrocínio (roubo com morte) e um dos presos soma 59 passagens por tráfico de drogas.

Fale com a Redação