27.8 C
Campo Grande
terça-feira, 4 de novembro, 2025
spot_img

Dia do Cliente, aquele que tem sempre a razão, é celebrado nesta quinta-feira

A soma de um bom atendimento com a qualidade dos produtos ou serviços ofertados resulta na origem do cliente. E se o resultado desta equação for ainda melhor, este cliente conquistado passa a obter a qualidade de fiel, ou seja, que sempre regressa para a sua empresa ou loja. Nesta quinta-feira (15), é celebrado o Dia do Cliente, que é muito mais do que um mero consumidor, é alguém com maior proximidade do lojista e que, na maioria dos casos, se torna até mesmo um grande e importante amigo.

Foi na Roma Antiga que o conceito de cliente ganhou a proporção que conhecemos até os dias atuais. Naquela época, o cliente era classificado como um plebeu que possuía um vínculo com um patrono (uma espécie de padrinho ou patrão). Enquanto o patrono oferecia ao cliente sua proteção e interesses, o cliente, por sua vez, prestava seu voto ao patrono e oferecia seus serviços sempre que fosse necessário.

Foi Rômulo quem surgiu com a ideia de relação de patrono e cliente e que ficou conhecida como patrocínio. A finalidade era criar um vínculo entre plebeus e patronos para que vivessem em harmonia.

Dependendo do contexto, a palavra cliente pode ser usada como sinônimo de comprador, utilizador ou consumidor, sendo que o consumidor é aquele que adquire um bem ou serviço enquanto que o cliente é aquele que cria vínculo com essa empresa, ou seja, além dele adquirir um serviço ou produto, ele retorna para comprar novamente.

Existe uma distinção entre diferentes classes de clientes, sendo os ativos aqueles que, atualmente, realizam compras com frequência; os inativos, por sua vez, não realizam compras há já algum tempo; e os satisfeitos ou insatisfeitos. A empresa deve centrar os seus esforços na satisfação do cliente, tendo em conta que um cliente satisfeito acaba não só por voltar, mas também por continuar a comprar.

Fale com a Redação