21.8 C
Campo Grande
domingo, 26 de outubro, 2025
spot_img

Fogo em terreno no bairro São Francisco faz ‘nevar fuligem’ e dificulta a respiração

Um terreno pegou fogo na região do bairro São Francisco, em Campo Grande, durante a tarde desta segunda-feira (10). Moradores enviaram para o site Enfoque MS imagens do local, que tem muito mato, lixo e entulho acumulados, o que favorece a propagação do incêndio.

Segundo a leitora, além do cheiro forte da fumaça que tomou conta da área, dificultando a respiração das pessoas, o incêndio também espalhou fuligem preta para dentro das casas e comércios do bairro. O fogo aconteceu em um terreno situado na Avenida Ernesto Geisel. O Corpo de Bombeiros foi acionado e combateu os focos.

Ainda segundo a denunciante, este tipo de situação é comum naquela região, inclusive, ela já tentou acionar o serviço de Disque-Queimada várias vezes, porém, as ligações não foram atendidas.

Veja o vídeo enviado pela leitora que mostra o local incendiado:

Situação comum na cidade

O uso de queimada para limpeza de terrenos é proibido pela Lei Municipal n. 2009, de 28 de junho de 1992, além disso, a Lei n. 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, cita que causar incêndio em matas ou flores também é crime. As multas variam de R$ 2.727.50 e podem chegar até R$ 10.910,00 ou até mesmo prisão de 1 a 4 anos.

Somente neste ano de 2022 foram registradas, até o início de agosto, 323 denúncias de queimadas, sendo 135 em terrenos baldios (encaminhadas a posturas a Semadur) e 188 denúncias em terrenos edificados (encaminhadas à Sesau), através do Fala Campo Grande.

De acordo com a  Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) – órgão responsável pela fiscalização -, de janeiro a julho deste ano foram emitidas 92 multas por queimadas urbanas de janeiro a julho de 2022.

“Orientamos ao cidadão que formalize sua denúncia para que possamos identificar e autuar os locais que trazem prejuízo à população. Destacamos que os proprietários dos terrenos baldios precisam cuidar da sua propriedade para que não ocorra as queimadas e consequentemente a infração”, expliica o secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa.

Onde denunciar?

Para realizar a denúncia da queimada urbana sem flagrante, o cidadão tem disponível a central telefônica 156, o canal digital https://fala.campogrande.ms.gov.br ou o aplicativo Fala Campo Grande.

Já em casos de queimada urbana com flagrante, o cidadão pode realizar a denúncia por meio da central telefônica 153, acionando assim a Guarda Civil Metropolitana, com atendimento 24h disponível.

Em áreas rurais, as denúncias podem ser realizadas por meio do telefone 190, da Polícia Militar Ambiental, também disponível 24h.

Nos casos de emergência, o cidadão deve ligar no 193, para acionar o Corpo de Bombeiros, também com atendimento 24h.

Fale com a Redação