19.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 21 de maio, 2025
spot_img

Dourados poderá ter um novo modelo para a Taxa de Lixo em 2023

A Taxa de Lixo em Dourados sofrerá mudanças no próximo ano. O novo modelo ainda está sendo estudado e será enviado para votação na Câmara Municipal no decorrer dos próximos dias, segundo informou o prefeito Alan Guedes em reunião com os vereadores na terça-feira (18).

“Fizemos o compromisso de mandar para Câmara Municipal uma proposta legislativa para mexermos no formato da cobrança da taxa de lixo e a equipe de gestão está concluindo esse estudo”, citou o chefe do Executivo Municipal de Dourados.

Na implantação, foram indicadas algumas propostas, mas o modelo escolhido não atendeu às expectativas. “Vamos revê-lo, colocando algumas taxas fixas, além de voltar para a Prefeitura parte deste custeio e gerar para coletividade uma diminuição do valor da taxa paga”, explicou.

Alan Guedes comentou que deseja efetivar essa mudança na Taxa de Lixo já a partir do próximo ano, mas para isso é necessário a autorização dos vereadores.

A Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos, ou “taxa do lixo”, como é popularmente conhecida, foi criada em agosto de 2021 e é uma exigência desde a atualização da Lei Federal do Marco Legal do Saneamento Básico, em 2020.

“É um compromisso da gestão em articulação com os vereadores, por meio do diálogo, encontrar a melhor forma de fazer a cobrança, já que essa é uma exigência da Lei Federal”, ressaltou o secretário de Governo, Wellington Rocha, que esteve no encontro.

A reunião aconteceu na sede da Agehab (Agência Municipal de Habitação). Participaram os vereadores Laudir Munaretto, presidente de Câmara Municipal de Dourados, Sérgio Nogueira, líder do governo na Câmara, Liandra Brambilla, Maurício Lemes, Olavo Sul, Daniel Júnior, Cemar Arnal, Jânio Miguel e Marcão da Sepriva.

Fale com a Redação