24.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 5 de novembro, 2025
spot_img

Considerada a melhor cidade para se viver em MS, Chapadão do Sul celebra 35 anos neste domingo

Foram os campos planos de terras vermelhas que fizeram surgir no nordeste de Mato Grosso do Sul a cidade de Chapadão do Sul. Neste domingo (23), o município celebra 35 anos de emancipação.

Com mais de 26 mil moradores atuais, uma grande programação foi preparada para festejar a data. Entre as atrações está a disputa da grande final do Campeonato Estadual de MTB de Ciclismo e shows do cantor Amado Batista e DJ Strings.

A história

De acordo com o site da Prefeitura, a história da cidade começa no ano de 1969, quando chegaram à região os primeiros habitantes vindos do Rio Grande do Sul, entre esses estava Júlio Alves Martins, que viria a ser o fundador da cidade.

Ele percebeu que naqueles campos planos de terras vermelhas poder-se-ia implantar agricultura mecanizada, o que acabou acontecendo nos anos seguintes.

Logo, o local tornou-se um povoado, recebendo o nome Chapadão dos Gaúchos e ganhou notoriedade na economia estadual graças a produção de arroz, soja e milho.

No dia 23 de outubro de 1987, o povoado que então pertencia às cidades de Cassilândia e Paranaíba foi elevado à categoria de município e passou a ser denominado como Chapadão do Sul pela Lei Estadual nº 768.

Atualmente, Chapadão do Sul é o 7º produtor de banana; 9º produtor de café; 2º produtor de feijão; maior produtor de girassol; 2º produtor de milho; 2º produtor de sorgo; 5º produtor de soja; 5º produtor de ovos de galinha.

Também conta com um rebanho de 250 mil cabeças de bovinos, em que predomina o gado Nelore.

A cidade tem o melhor IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), o maior PIB (Produto Interno Bruto) e o segundo menor Índice de Analfabetismo de MS, sendo considerado o melhor lugar para se viver no estado.

Fale com a Redação