Policiais rodoviários federais apreenderam nesta quarta-feira (26) uma carga de 17 mil quilos de produtos líquidos e em pó usados como agrotóxicos. A mercadoria foi avaliada em R$ 17 milhões.
De acordo com as informações, uma equipes abordou um veículo suspeito próximo à Ponte do Córrego Laranja Doce, em Dourados, na rodovia federal BR-163.
A carreta bitrem era conduzida por homem de 49 anos, morador no Paraná, que apresentou uma nota indicando carga de 32,6 mil quilos de adubo, que tinha sido embarcada no Porto de Paranaguá (PR) e estava sendo levado para o interior de Mato Grosso.
Os policiais pediram para o caminhoneiro retirar a lona para fiscalização da carta, entretanto, ao realizar o procedimento o motorista confessou que estava transportando agrotóxico de uso proibido no Brasil.
Questionado sobre o adubo existente na nota, o motorista informou que vendeu a carga em Salto del Guairá (PY), mesmo local onde o agrotóxico foi carregado. Ele deveria levar a carga até o interior de Mato Grosso.
Na sua versão, o contrabandista também disse que chegou até o agrotóxico através de um amigo que conhece a rota do contrabando do Paraguai para áreas produtoras brasileiras.
Como estava precisando de dinheiro, decidiu vender o adubo e comprar os pesticidas, que são bem mais caros no mercado exatamente por ser ilegal.
Diante do flagrante, o caminhoneiro foi encaminhado para a delegacia da Polícia Federal em Dourados onde foi autuado por contrabando.




















