21.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 10 de novembro, 2025
spot_img

Após atraso, semeadura da soja está próxima do fim em Mato Grosso do Sul

A semeadura da soja em Mato Grosso do Sul está próxima de bater a marca de 100% de toda a área estimada para a plantação. A informação foi divulgada nesta semana pela Associação dos Produtores (Aprosoja-MS), através do Boletim da Agricultura da Casa Rural.

Em números reais, já são 3,7 milhões de hectares plantados. Se tratando especificamente das regiões, o sul tem média de 98% de área semeada, enquanto que a região central e o norte estão com cerca de 95% cada.

De acordo com levantamento do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga MS), o desenvolvimento fenológico das plantas varia de acordo com a localização.

A região nordeste é a que apresenta ciclo mais desenvolvido, chegando a R3, indicado pelo início do enchimento de grãos. As demais apresentam lavouras entre VE, marcado pela emergência das plântulas, e R1, indicado pelo início do florescimento.

Na conjuntura do estado, 95% das áreas estão em boas condições, 4% regulares e 1% em condições ruins. As melhores áreas são observadas na região sudeste, com 100% das lavouras em boas condições; no centro e oeste, 99% do cultivo está sem ocorrência significativa de insetos-praga, doenças ou falhas no estande.

Ainda segundo as informações da Aprosoja, até o dia sete de dezembro há possibilidade de acumulados de chuva que podem superar os 50 milímetros, principalmente na região norte. Mais detalhes da operação de semeadura de soja em MS, podem ser obtidos aqui.

Fale com a Redação