Uma intensa movimentação policial deixou o trânsito tumultuado por volta das 11 horas desta quinta-feira (08) nas imediações da sede regional do Banco do Brasil, no bairro Coronel Antonino, em Campo Grande. A cena também despertou a atenção dos moradores e lojistas, já que não é comum este tipo de situação.
Em um primeiro momento, muitos acreditavam se tratar de alguma tentativa de assalto ou treinamento. Entretanto, de acordo com a Polícia Federal, o que aconteceu foi a deflagração de uma operação de remessa de numerário (transporte de dinheiro de espécie) realizada pelo Banco Central do Brasil e coordenada pelo Banco do Brasil.
A ação contou com um grande efetivo de policiamento, entre agentes federais armados com armas de grosso calíbre e até mesmo guardas da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), que fizeram a interdição do fluxo de veículos em todo o quadrilatero da agência bancária, situada no cruzamento das ruas Presidente Castelo Branco com a Alegrete.
Em nota, a PF explicou que o Banco do Brasil atua como custodiante de numerário na manutenção dos estoques de dinheiro em espécie, nas localidades onde o Banco Central do Brasil não está instalado, como ocorre na Capital, atendendo as demais instituições bancárias nas demandas por notas e moedas.
“Em razão da magnitude e do alto risco da operação, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal realizam a escolta e a segurança da citada operação, promovendo ações de planejamento, segurança imediata e afastada, proteção do comboio, controle do trânsito e segurança das pessoas durante toda a ação”, diz o comunicado.
O art. 10 de lei 4.595, de 31 de dezembro de 1964, disciplina que compete privativamente ao Banco Central do Brasil “executar os serviços de meio-circulante”. Para tanto, são realizadas em todo o país, operações que visam colocar em circulação numerário suficiente para atendimento das necessidades da sociedade, obedecidas as condições previstas no art. 4º da Lei 9.069, de 29 de junho de 1965, que disciplinou o Plano Real.
Em um vídeo divulgado pela PF é possível ver ao menos três caminhões sendo escoltados por várias viaturas policiais de duas e quatro rodas, tendo como ponto de partida o Aeroporto de Campo Grande, de onde as cédulas e moedas foram buscadas para serem entregues à sede regional do Banco do Brasil. Veja o vídeo abaixo:











