O Brasil começa a mudar para a Copa de 2026
Vinicius Rodrigues, diretor de Comunicações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que ficou conhecido mundialmente ao atirar um gato no chão, na coletiva de Vinicius Junior, no Catar, foi demitido. Já o técnico da Seleção Brasileira, Tite, sairá oficialmente na terça-feira (17).
O episódio do gato, na entrevista coletiva de Vinicius Junior, em plena Copa do Mundo do Catar, com jornalistas do mundo todo, foi a gota de água para Vinicius Rodrigues, segundo blog do Cosme Rímoli do Portal R7. Ao retirar o gato da mesa em que ele estava ao lado do jogador do Real Madrid e jogá-lo ao chão, de forma descuidada, o diretor de Comunicações da CBF chamou a atenção para ele.
“Eu estava em Doha, na sala da coletiva, e percebi a desaprovação geral da imprensa, o clima ruim em relação à maneira como ele tratou o animal. A desaprovação generalizada. Alguns jornalistas amigos ainda tentaram minimizar a atitude. Mas o vídeo, a imagem, ganhou o planeta”, comentou o blogueiro.
Com ele saíram o outro auxiliar, Gregório Fernandes, e o fotógrafo Lucas Figueiredo.
Ainda de acordo com o blog, na próxima terça-feira, é a vez do treinador Tite deixar deixar a Seleção Brasileira, já oficializada por ele mesmo após a eliminação do Brasil para a Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo, em coletiva após a partida, ocorrida em 9 de dezembro do ano passado.
“Derrota dolorida, porém em paz comigo mesmo. Fim de ciclo. Eu já havia colocado há mais de um ano e meio, não sou um cara de duas palavras. Não estava jogando para ganhar e depois fazer drama para ficar, quem me conhece sabe. A Copa anterior (2018) foi um processo de recuperação de formação da equipe e agora teve uma sequência inteira. O desempenho vocês fazem a avaliação, está à mostra”, destacou.
Tite se despede da Seleção Brasileira após seis anos no cargo e duas eliminações em quartas de final de Copa do Mundo (2018 e 2022). Bélgica e Croácia foram as seleções que tiraram o Brasil dos mundiais em que o técnico gaúcho estava no comando.
Em 2019, Tite conquistou seu único título como treinador do Brasil: a Copa América. A Seleção venceu o Peru na final por 3 x 1, no Maracanã. Em fevereiro, ele anunciou que sairia do cargo após a Copa do Mundo do Catar.
Já o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, busca, agora, um novo técnico na Europa. O blog destaca que intermediários sondaram o português José Mourinho e o italiano Carlo Ancelotti, porém as respostas foram “não”, devido à maleabilidade que o técnico precisa ter e para aceitar amistosos marcados por conta da rentabilidade.
Se não houver como contratar técnico do exterior, Ednaldo escolherá um do futebol brasileiro mesmo. “Dorival Júnior ganha força. Apesar de Abel Ferreira ser o maior vencedor destes últimos anos. Há três problemas. O primeiro é ser português; o segundo, ser considerado defensivo. E o terceiro, ter personalidade muito forte para se submeter aos amistosos, a Neymar, ao calendário de preparação da seleção”, afirmou o blogueiro.