A carga tributária embutida em presentes afetará o bolso dos filhos que decidirem realizar compras nesse período
A tradicional data de Dia das Mães, uma das principais para o comércio, pode representar números expressivos em arrecadação tributária. A carga embutida em presentes afetará o bolso dos filhos que decidirem realizar compras nesse período. Os perfumes (nacionais) podem atingir até 69,13% de tributos. No caso das joias, os tributos podem chegar a 50,44%. Com pouco menos, as bolsas apresentam 39,95% do valor em impostos. O cálculo é feito pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação).
Isso ocorre porque o preço de venda é formado pelo cálculo dos gastos totais do varejista mais a margem de lucro, incluindo despesas, custos e tributos, explica o presidente do IBPT, João Elói. “Os tributos são estipulados de acordo com o tipo de produto, mercadoria ou serviço e aí podem representar custos e percentuais diferenciados. O impacto no bolso é total, ou seja, todos os custos são repassados ao preço final, que é pago pelo consumidor final”, afirma Elói.
Veja a seguir os presentes que têm mais impostos:
1. Os perfumes (nacionais) podem atingir até 69,13% de tributos
2. Os relógios apresentam 56,14% do valor referentes a impostos
3. No caso das joias, os tributos podem chegar a 50,44%
4. Os óculos de grau tem 45,31% e os de sol, 44,18%
5. Com pouco menos de tributos, as bolsas (geral) apresentam 39,95%. Já a bolsa de couro tem 41,52%
6. Cinto de couro registra 40,62% do valor em impostos
7. As malas apresentam 39,95% e as mochilas, 39,62%
Enquete
E você, como você define o que comprar para Dia das Mães? Essa é a pergunta da enquete aberta neste sábado pelo Enfoque MS. Participem!
