
Após muita expectativa por parte do público e a própria população local, foi lançado nessa quinta-feira (03) a 32º edição do Festival de Inverno de Bonito (FIB), um dos eventos culturais mais importantes no calendário anual de Mato Grosso do Sul, sendo responsável por fomentar o turismo não apenas da cidade-sede, mas também de todo o Estado, que acaba colocado em evidência com a grande damanda de visitantes que vêm para prestigiar as atrações.
Este ano, o FIB vai acontecer entre os dias 23 e 27 de agosto. Entre os destaques já confirmados estão os shows das cantoras Fafá de Belém, Bala Desejo, Juliana Linhares, Os Gilsons, Paulinho Mosca mais Maria Gadú, Iza, Emicida e o Trio Parada Dura, esse último sendo um dos grandes nomes da música sertaneja nacional. Para o público infantil, a novidade será o “Festival Bonitinho”, com diversas atrações no palco, como o “Mundo Bita” e “Palavra Cantada”.
Fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal de Bonito e o Governo do Estado. o FIB espera receber um público recorde. O governador Eduardo Riedel (PSDB), que esteve no lançamento realizado no Teatro do Mundo, na Capital, ressaltou que será um festival voltado para a família e que o Estado pretende investir R$ 7 milhões. “É o retorno do recurso aplicado para o Estado em forma de movimentação da economia. O festival é um legado de resultados, que só reafirma o investimento na cultura”, disse.
O chefe do Executivo Estadual destacou ainda que a cultura é a “única maneira de tocar o coração das pessoas”. “O Festival de Inverno de Bonito é uma maneira de a gente reafirmar isso, da gente colocar Mato Grosso do Sul em evidência, movimenta economicamente toda uma estrutura importante para o Estado, mas acima de tudo, ela coloca o nosso Estado como uma referência que é importante para o Brasil e para nós mesmos, principalmente, de afirmação”.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Miranda, destacou que o Festival foi planejado para valorizar o dinheiro público. “Estamos fazendo o evento com bastante transparência, com economicidade, uma redução significativa dos custos em relação aos anos passados”, afirmou. “A equipe da Fundação de Cultura está super empenhada em reduzir custos e trazer um evento com muita qualidade para a população”, acrescentou.
ELe informou ainda que o Governo do Estado vai economizar cerca de 40% com o custo para contratação de funcionários. Isso será graças a uma parceria com a Prefeitura de Bonito e a Fecomércio-MS. Os servidores municipais e funcionários privados trabalharam no festival de 2023. Marcelo ressaltou também que terão atrações para as crianças como roda-gigante e um balão. “Queremos criar todo um ambiente de interação e entretenimento”, disse.
Para o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues (PSB), a data é muito importante para a cidade e, inclusive, os hotéis estão praticamente lotados. Nos cinco dias de festival, serão 10 mil pessoas circulando e os cerca 7 mil leitos de hotelaria devem ficar lotados, segundo a expectativa da Associação Bonitense de Hotelaria. Associação pontuou que hoje Bonito tem cerca de 80 hotéis, pousadas e similares disponíveis.
A programação completa pode ser conferida no site oficial do Festival de Inverno de Bonito clicando aqui: https://www.festivaldeinvernodebonito.ms.gov.br/.



















