27.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 16 de julho, 2025
spot_img

Horário de verão começa Paraguai no domingo e deve causar alteração de hábito na fronteira

Os relógios devem ser adiantados em 60 minutos nas cidades vizinhas ao Mato Grosso do Sul

Neste fim de semana, na virada de sábado (30) para domingo (1.º), o Paraguai entrará no horário de verão, com os relógios do país sendo adiantados em uma hora. A mudança é regulamentada pelo decreto de 2014. A medida terá validade em todo o país até o dia 1º de março de 2024.

A igualdade de horário entre as cidades da fronteira de Mato Grosso do Sul com as do Paraguai, deixará de existir, causando alterações nos hábitos de quem vive na região. Nessa época, estudantes e trabalhadores que vivem no lado brasileiro precisam acordar uma hora mais cedo para chegar no outro lado, sem atraso.

No período em questão, por exemplo, Pedro Juan Caballero estará no fuso -3 GMT, diferente de Ponta Porã (-4 GMT). Até lá, quando for meio-dia no Brasil, será uma da tarde no lado paraguaio. Já quando o horário de verão acabar, a cidade paraguaia retornará ao fuso -4 GMT, na mesma hora da vizinha, em MS.

Conforme os especialistas, o objetivo principal do adiantamento da hora é diluir os picos de uso de energia no final da tarde e início da noite, momento em que os sistemas de iluminação pública acendem e as pessoas retornam do trabalho, aumentando o consumo nas áreas residenciais.

No Brasil, a última edição foi no verão 2018–2019, embora discussões sobre voltar com a troca de horário sejam periodicamente retomadas na internet e nos círculos políticos em Brasília.

Fale com a Redação